Busca avançada
Ano de início
Entree

Acuracia do teste do antigeno fecal monoclonal para o diagnostico da infeccao por helicobacter pylori em criancas menores de 6 anos.

Processo: 04/13424-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Elisabete Kawakami
Beneficiário:Elisabete Kawakami
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Helicobacter pylori  Acurácia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acuracia | Antigeno Fecal Monoclonal | Helicobacter Pylori | Lactentes E Pre-Escolares

Resumo

Objetivo geral: Avaliar a acurácia do teste do antígeno fecal monoclonal para o diagnóstico da infecção pelo Helicobacter pylori em crianças menores de 6 anos. Objetivo específico: Avaliar a relação entre os valores de densidade óptica (DO) do antigeno fecal monoclonal e o grau de densidade da colonização do H. pylori na mucosa gástrica. Métodos: 280 pacientes (3 meses a 6 anos) avaliados em estudo de corte transversal. Pacientes infectados: cultura positiva ou o teste rápido da urease e a histologia positiva. O teste do antígeno fecal monoclonal será realizado em duplicata, segundo as orientações do fabricante (Amplified IDEIATM Hp StARTM DakoCytomation Ltda, Denmark), e os resultados de DO obtidos com espectrofotômetro, comprimento de onda única de 450mn. Será considerado resultado positivo, valor de DO = 0,190 e negativo DO < 0,190. A avaliação histológica será realizada conforme sistema de Sydney modificado (Dixon et al, 1996), por um único patologista, sem conhecimento prévio dos resultados dos outros testes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)