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Sistemas de avaliação educacional no Brasil: características, tendências e uso dos resultados

Processo: 05/52669-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Beneficiário:Sandra Maria Zakia Lian Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Administração da educação  Avaliação da educação  Política educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Sistemas | Avaliacao Educacional | Gestao Educacional | Politicas De Avaliacao

Resumo

A avaliação de sistemas educacionais, nos diversos níveis de ensino, tem assumido, no Brasil, papel cada vez mais importante como instrumento de gestão da educação em âmbito nacional e das unidades federadas, apresentando-se como instrumento capaz de contribuir para a promoção da qualidade de ensino. O propósito desta pesquisa é caracterizar e cotejar iniciativas implementadas por diferentes Unidades Federadas, buscando compreender seus pressupostos e contornos, bem como analisar como os resultados produzidos pela avaliação vêm informando a formulação e implementação das políticas educacionais dos estados que serão focalizados pelo estudo. Para tanto, serão coletadas e mapeadas propostas de avaliação de sistema e respectivas regulamentações, junto aos estados abrangidos pelo estudo, constituindo um conjunto de documentos que subsidiarão a caracterização e análise de políticas vigentes, bem como, a partir de uma comparação entre elas, identificação das principais tendências e, eventualmente, abordagens alternativas às iniciativas que se realizam de modo dominante. Este mapeamento precederá a coleta de informações junto aos gestores públicos, responsáveis pela implantação das políticas educacionais, visando identificar evidências do uso de resultados das avaliações nas decisões e ações encaminhadas no âmbito do sistema, possibilitando apreciar a validade conseqüencial. (AU)

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