Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da ação antimicrobiana de soluções de gluconato de clorexidina, pastilhas efervescentes de ultra-som sobre leveduras do gênero Candida e sobre Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus presentes em próteses totais

Processo: 05/55705-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Monteiro de Souza Gugelmin
Beneficiário:Maria Cristina Monteiro de Souza Gugelmin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ultrassom  Prótese total  Streptococcus mutans 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acao Antimicrobiana | Candida Sp | Pastilhas Efervescentes | Protese Total | Streptococcus Mutans | Ultra-Som

Resumo

Com o aumento da expectativa de vida temos um maior contingente de pessoas portadoras de próteses totais, contudo não temos um protocolo bem estabelecido para higienização/desinfecção e manutenção dessas próteses pelo paciente após a sua instalação. O objetivo desta pesquisa é avaliar a ação antimicrobiana de diferentes meios de higienização de próteses totais, a fim de se estabelecer um protocolo eficaz para a manutenção das próteses e com isso prevenir futuras estomatites protéticas. Para tanto, serão testadas a ação antimicrobiana de um agente químico, o gluconato de clorexidina, um físico-químico, a pastilha efervescente e um físico, o ultra-som contra leveduras do gênero Candida, freqüentemente associada à estomatite protética e contra o Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus, responsáveis pela consolidação e progressão de alguns tipos de biofilme. Cerca de 100 indivíduos participarão desta pesquisa, distribuídos aleatoriamente em 6 grupos a saber: A- controle - apenas escovação com sabonete neutro; B- imersão da prótese em gluconato de clorexidina 0,12%, durante a noite; C- o mesmo que o grupo A, com exceção que após 21 dias, as próteses serão imersas em gluconato de clorexidina a 2% por 15 minutos; D- utilizará 1 pastilha efervescente por dia por 15 minutos; E- o mesmo que o grupo D, com exceção que após 21 dias, as próteses serão submetidas ao ultra-som por 15 minutos; F- o mesmo que o grupo A, com exceção que após 21 dias as próteses serão submetidas ao ultra-som por 15 minutos. Todos os procedimentos serão realizados por 21 dias e todos os grupos realizarão escovação da prótese com escovas dentais e sabonete neutro de mesma marca. As colheitas do material das próteses ocorrerão durante o exame inicial e após 21 dias da realização dos procedimentos de higienização listados acima. Antes do início dos procedimentos de higienização, todas as próteses receberão profilaxia profissional, a fim de remover completamente o biofilme existente. As colheitas serão feitas por meio de escovação das próteses com PBS (salina tamponada fosfatada). Estas amostras serão submetidas a diluição decimal seriada e semeadas em placas contendo BHIA (Brain Heart Infusion Agar), Chromagar-Candida e SB20 (Agar Sacarose Bacitracina) para a quantificação de aeróbios totais, Candida sp e Streptococcus mutans/sobrinus, respectivamente. Após incubação em aerobiose por 24 horas, em aerobiose por 48 horas e em microaerofilia por 48-72 horas, respectivamente, será realizada a quantificação dos microrganismos pesquisados e a verificação da eficácia dos procedimentos testados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE, INGRID MACHADO; CRUZ, PATRICIA COSTA; LOVATO DA SILVA, CLAUDIA HELENA; DE SOUZA, RAPHAEL FREITAS; OLIVEIRA PARANHOS, HELENA DE FREITAS; CANDIDO, REGINA CELIA; MARIN, JOSE MOACYR; MONTEIRO DE SOUZA-GUGELMIN, MARIA CRISTINA. Effervescent tablets and ultrasonic devices against Candida and mutans streptococci in denture biofilm. GERODONTOLOGY, v. 28, n. 4, p. 264-270, . (05/55705-2)
PANZERI, HEITOR; GUIMARAES LARA, ELZA HELENA; OLIVEIRA PARANHOS, HELENA DE FREITAS; LOVATO DA SILVA, CLAUDIA HELENA; DE SOUZA, RAPHAEL FREITAS; MONTEIRO DE SOUZA GUGELMIN, MARIA CRISTINA; TIRAPELLI, CAMILA; CRUZ, PATRICIA COSTA; DE ANDRADE, INGRID MACHADO. In vitro and clinical evaluation of specific dentifrices for complete denture hygiene. GERODONTOLOGY, v. 26, n. 1, p. 26-33, . (05/55705-2)
DE ANDRADE, INGRID MACHADO; CRUZ, PATRICIA C.; SILVA-LOVATO, CLUDIA H.; DE SOUZA, RAPHAEL F.; MONTEIRO SOUZA-GUGELMIN, MARIA CRISTINA; OLIVEIRA PARANHOS, HELENA DE FREITAS. Effect of Chlorhexidine on Denture Biofilm Accumulation. JOURNAL OF PROSTHODONTICS-IMPLANT ESTHETIC AND RECONSTRUCTIVE DENTISTRY, v. 21, n. 1, p. 2-6, . (05/55705-2)