Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de resposta imune celular e humoral em caes da area endemica para leishmaniose visceral apos a administracao da vacina leishmune fordt dodge.

Processo: 05/56219-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Valéria Marçal Felix de Lima
Beneficiário:Valéria Marçal Felix de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses  Citocinas  Vacinas  Leishmaniose visceral  Cães 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cao | Citocinas | Leishmania L Chagasi | Leishmaniose Visceral | Vacina | Zoonose

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV) no homem é uma doença crônica e freqüentemente fatal se não tratada e está em franca expansão com avanço também no estado de São Paulo, em regiões com características urbanas como Araçatuba e Marília. A LV canina constitui um grave problema de Saúde Pública, pois os animais infectados são potentes transmissores do parasita para humanos através do vetorflebotomínio, e a doença canina é mais prevalente que a doença humana. O cão é, portanto, um alvo importante nas medidas de controle. A vacina baseada no ligante da fucose manose (FML) de leishmânia, denominada Leishmune - Fort Dodge®, vem sendo amplamente utilizada em cães, em áreas onde a doença está em expansão. A despeito de seu amplo uso, nenhum estudo avaliou detalhadamente a resposta imunológica celular ou humoral desencadeada pela administração da vacina. Neste projeto, propomos o estudo, em cães vacinados, de respostas imunes a antígenos de leishmânia: resposta proliferativa, expressão de CD25 e produção de citocinas IFN-γ, IL-12, IL-4, IL-10 e TNF-α por células mononucleares/linfócitos do sangue periférico e a produção de anticorpo IgG anti-Leishmania. Eventual presença de infecção por Leishmania (L.) chagasi também será pesquisada em cães vacinados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)