Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do campo eletrico e magnetico sobre candida albicans analisando o impacto causado na sua morfofisiologia, em seus fatores de virulencia e na sensibilidade as drogas antifungicas.

Processo: 05/60364-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Claudete Rodrigues Paula Gandra
Beneficiário:Claudete Rodrigues Paula Gandra
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leveduras 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campos Eletricos E Leveduras | Candia Albicans | Caracteristicas Fenotipicas | Leveduras

Resumo

A Candida albicans é um microrganismo que provoca quadros de micoses cutâneas e sistêmicas, sua virulência pode levar a morte indivíduos imunocomprometicos. O interesse em desenvolver este trabalho sobre a influência de campos elétricos e magnéticos, associados à irradiação gama, ou independente da mesma, decorre da necessidade em ampliar a rara e escassa bibliografia dessa área, notadamente quanto ao controle, indução ou inibição de processos biológicos, a nível celular; tentar desenvolver modelos biológicos, com eucariotos. A proposta deste estudo é buscar um diferencial na necessidade de buscar respostas para a cura de doenças, não somente focadas na relação patógeno-hospedeiro, mas nos fenômenos físicos que podem estar agindo muitas vezes de forma invisível e desconhecidos à ciência; segue a linha de pesquisa anterior, onde se observou respostas positivas à exposição a estes campos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)