Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese e caracterizacao de complexos de metais de transicao, potencialmente bioativos, contendo flavonoides como ligantes.

Processo: 05/60749-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Regina Mara Silva Pereira
Beneficiário:Regina Mara Silva Pereira
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Bandeirantes (UNIBAN). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/55735-1 - Sintese e caracterizacao de complexos de metais de transicao, potencialmente bioativos, contendo flavonoides como ligantes., BP.TT
Assunto(s):Metais de transição  Complexos  Anti-inflamatórios  Antioxidantes  Flavonoides 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiinflamatorio | Antioxidante | Complexos | Flavonoides | Metais De Transicao

Resumo

Os flavonóides são grupos de compostos polifenólicos encontrados em frutas e vegetais. Essa classe de compostos tem recebido particular atenção por apresentarem uma gama de atividades farmacológicas no tratamento de doenças tais como alergia, diabetes mellitus, câncer, infecções virais, inflamações, dentre outras. As propriedades farmacológicas de muitos fitoterápicos também estão associadas à presença de flavonóides. Estudos farmacológicos têm demonstrado que os flavonóides não glicosilados como a quercetina e o canferol, possuem um maior efeito antioxidante e anti-inflamatório quando na presença de íons de metais de transição como Fe(II) e Cu(II). O flavonóide rutina (quercetina glicosilada) também mostrou maior eficiente na presença de íons de Fe(II) e Cu(II). Entretanto, estes estudos foram realizados in situ, não sendo isolado nenhum complexo. Neste projeto pretende-se sintetizar, caracterizar e realizar estudos das atividades microbiológica, antioxidante e antiinflamatória de complexos de metais de transição (Zn, Cu, Fe, Ni e Co) contendo rutina, diosmima, apigenina, apigenina-7-glicosídio e luteolina na sua esfera de coordenação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)