Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação profissional em enfermagem no Estado de São Paulo: conhecendo os resultados do projeto profae

Processo: 05/03299-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2006 - 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Cleide Lavieri Martins
Beneficiário:Cleide Lavieri Martins
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação profissionalizante  Capacitação profissional  Técnicos de enfermagem  Políticas públicas 

Resumo

O Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae) tem se destacado como um projeto social, voltado para o conjunto de trabalhadores de nível médio, da área de enfermagem, que atuam nos serviços de saúde sem qualificação regular. O diferencial do Profae, com relação a outros projetos descentralizados e independentes do sistema de ensino consistiu em avanços no que diz respeito ao quantitativo de formandos e na formação de formadores, mas os reflexos dessa política sobre a capacidade formadora das instituições do SUS mediante as estratégias de execução direta e parcerias são pouco conhecidos, assim como os resultados quanto à absorção desses profissionais pelo mercado de trabalho. Objetivos do estudo: investigar o processo de desenvolvimento da política de educação profissional do Profae, com ênfase na composição de parcerias para a sua execução e no fortalecimento institucional dos centros formadores de recursos humanos da SESSP; verificar os produtos do curso, quanto ao perfil dos egressos, qualificações e habilidades adquiridas e mobilidade no mercado de trabalho. As técnicas para a coleta de dados serão: a análise documental, a aplicação de questionários, grupos focais e entrevistas individuais. Será feita análise de documentos referentes ao processo de planejamento, implantação e execução do Profae. Desenvolvido um estudo quantitativo, por meio de aplicação de questionário a uma amostra dos alunos egressos das 49 turmas que concluíram o curso de técnico de enfermagem pelo Profae da SESSP, nos anos de 2003 e 2004. Com o intuito de aprofundar as questões relacionadas a qualificações e habilidades adquiridas no curso, aos resultados e impacto do curso na situação profissional atual pretende-se realizar grupos focais com egressos. Também serão realizados grupos com enfermeiros supervisores de alunos dos cursos na época de realização dos mesmos para se verificar como tem ocorrido a incorporação dos egressos nas suas instituições de origem. Serão realizadas ainda entrevistas individuais com os diretores dos centros formadores de recursos humanos aprofundando as questões referentes à constituição das parcerias para o desenvolvimento do projeto de educação profissional e o impacto quanto ao fortalecimento estrutural das escolas. Resultados esperados: caracterizar os egressos dos cursos e analisar o potencial de políticas com as características do projeto Profae no mercado de trabalho e nas instituições formadoras do SUS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOGUS, CLAUDIA MARIA; SANCHES BERSUSA, ANA APARECIDA; MARTINS, CLEIDE LAVIERI; LOUREIRO ESCUDER, MARIA MERCEDES. Getting to know former students of PROFAE nursing courses. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 4, p. 939-946, AUG 2011. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.