Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da desnutrição protéica precoce em modelos experimentais de aprendizagem e memória

Processo: 06/02917-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Sebastião de Sousa Almeida
Beneficiário:Sebastião de Sousa Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem  Memória (psicologia)  Desnutrição proteica  Ratos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Desnutricao Proteica | Memoria | Modelos Experimentais | Psicobiologia

Resumo

Várias evidências na literatura indicam que a desnutrição protéica precoce produz alterações estruturais, neuroquímicas e funcionais no Sistema Nervoso Central, levando a conseqüentes alterações no comportamento dos organismos. O presente projeto de pesquisa terá por objetivo investigar os efeitos da desnutrição protéica precoce sobre diversos modelos experimentais de aprendizagem e memória em ratos. Serão utilizados ratos Wistar machos, provenientes de ninhadas bem nutridas (16% de proteína) ou desnutridas (6% de proteína). Após o desmame (21 dias de idade), os animais receberão as mesmas dietas da fase de lactação até os 49 dias de idade, e ração balanceada para animais de laboratório até o final dos testes comportamentais. O projeto de pesquisa será constituído de dois estudos. No Estudo I será analisada a memória operacional e de referência e a tarefa do animal será localizar, em um labirinto aquático, as quatro plataformas de fuga a cada dia de teste (12 dias consecutivos), com quatro tentativas diárias. Também será avaliado o tempo de intervalo entre as tentativas (5, 15 e 30 minutos). A avaliação do comportamento será feita de acordo com os tipos de erros cometidos pelos animais durante as tentativas: (1) erros de memória de referência, (2) erros de memória operacional para braços corretos e (3) erros de memória operacional para braços incorretos. No Estudo II os animais serão expostos ao mesmo procedimento de desnutrição e serão analisados: a) a memória operacional no Labirinto Aquático de Morris, b) a memória de reconhecimento de objetos no campo aberto e c) a memória operacional no Labirinto em T Aquático. Os dados de peso corporal das ratas-mãe e filhotes (durante a fase de lactação, e filhotes na fase de pós-lactação), assim como os dados comportamentais relativos aos modelos experimentais de aprendizagem e memória serão tratados por uma Análise de Variância (ANOVA) seguida, quando apropriado, do teste de comparações múltiplas de Newman-Keuls (p<0.05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS DUARTE FERREIRA MANHAS DOS VALES; MARISA TOMOE HEBIHARA FUKUDA; SEBASTIÃO SOUSA ALMEIDA. Efeitos do estresse agudo em processos de aprendizagem e memória de ratos desnutridos. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 27, n. 4, p. 784-793, . (06/02917-5)