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Morte digna da criança: a enfermagem na produção de conhecimentos e de cuidados

Processo: 06/04423-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Regina Szylit
Beneficiário:Regina Szylit
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morte digna  Crianças  Unidades de terapia intensiva pediátrica  Conceito 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento De Conceito | Morte Digna | Uti Pediatrica | Morte na Família

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar as experiências dos profissionais médicos e de enfermagem no contexto da morte da criança ou proximidade desta e compreender como se dá a construção do conceito de “morte digna” para estes profissionais. O conjunto de explicações encontrado na literatura é, ainda, insuficiente para a compreensão do conceito e suas implicações para a assistência à criança que se encontra em risco de vida e sua família. O método para desenvolvimento de conceito que será utilizado constitui o “Modelo Híbrido de Desenvolvimento de Conceitos”, proposto por Schwartz-Barcott e Kim (2000). O Modelo Híbrido considera três fases no desenvolvimento de um conceito, são elas: 1) a fase teórica; 2) a fase de campo e 3) a fase analítica final. Na fase inicial - teórica, faremos uma análise crítica da literatura sobre o conceito de morte digna, a partir de uma busca sistemática em bases de dados seguindo-se a abordagem clássica de análise de conceito. Na fase de campo, utilizaremos a Teoria Fundamentada nos Dados para guiar a coleta e análise dos dados. A última fase inclui a interface entre a fase teórica e os dados provenientes do trabalho de campo na qual faremos comparações, buscando variações dos dados obtidos na literatura e nas experiências dos participantes. Assim, esta fase busca sintetizar dados empíricos e teóricos a fim de validar e finalizar a definição do conceito e seus indicadores. Esta pesquisa poderá contribuir para ampliar a compreensão deste processo de cuidar, permitindo avançar na postulação de um quadro teórico que contemple a integração de saberes e ações que constituem uma assistência integral transcendendo ao atendimento de necessidades apenas clínicas e biológicas nas situações que envolvem as decisões do final da vida. (AU)

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