Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao gene-dieta-quimioterapico sobre as alteracoes epigeneticas do dna e instabilidade cromossomica.

Processo: 06/55035-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Lusânia Maria Greggi Antunes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta  Doxorrubicina  Ratos  Metilação  Metionina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cromossomica | Dieta | Doxorrubicina | Metilacao | Metionina | Ratos

Resumo

Várias evidências sugerem que a dieta é um dos mais importantes determinantes na modificação do risco de desenvolvimento de câncer. Um dos campos mais importantes emergentes na área das ciências da nutrição é a nutrigenômica, que investiga os efeitos da dieta sobre a expressão dos genes e estrutura dos cromossomos. Os eventos epigenéticos constituem um mecanismo importante pelos quais os componentes da dieta podem seletivamente ativar ou inibir a expressão gênica. O processo de metilação é relativamente complexo e os padrões de metilação do DNA são susceptíveis ao excesso ou deficiência de compostos da dieta. Algumas investigações têm mostrado que a deficiência de metionina está correlacionada com a indução de quebras, hipometilação ou hipermetilação do DNA. Outros mecanismos além da alteração da metilação do DNA, estão envolvidos no aumento da susceptibilidade ao desenvolvimento de neoplasias, como por exemplo, a instabilidade cromossômica. A formação de micronúcleos em células mitóticas é o resultado da quebra ou malsegregação dos cromossomos, associada com a instabilidade cromossômica e aneuploidia encontradas nas células cancerosas. Os compostos bioativos da dieta podem participar das alterações epigenéticas e o ensaio de micronúcleos pode ser usado como um biomarcador da alteração da metilação nas seqüências CpG. A investigação da relação entre os compostos bioativos da dieta e a prevenção do câncer deveria considerar as possíveis respostas específicas de certos micronutrientes e quimioterápicos sobre o genoma, instabilidade cromossômica e a elucidação dos seus mecanismos de ação. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar o efeito da suplementação de metionina, isolada ou em combinação com o antitumoral doxorrubicina, sobre o padrão de metilação da região promotora dos genes supressores tumorais p16 e p.53 no fígado e rim de ratos e sua influência na estabilidade cromossômica pela análise de micronúcleos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO AMARAL, CADA LIRA; BUENO, RAFAELA DE BARROS E LIMA; BURIM, REGISLAINE VALERIA; COSTA QUEIROZ, REGINA HELENA; PIRES BIANCHI, MARIA DE LOURDES; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. The effects of dietary supplementation of methionine on genomic stability and p53 gene promoter methylation in rats. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS, v. 722, n. 1, p. 78-83, . (06/55035-0)