Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da citotoxicidade, genotoxicidade, antigenotoxicidade e expressão dos genes TP53 e Ephx2 em ratos tratados com Caryocar villosum

Processo: 09/15692-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Pires Bianchi
Beneficiário:Mara Ribeiro de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/59552-6 - Avaliação integrada da estabilidade e propriedades funcionais de pigmentos naturais de alimentos, AP.TEM
Assunto(s):Citogenética   Micronúcleo   Aberrações cromossômicas   Nutrigenômica

Resumo

Desde 1994 quando foi criado o Grupo de Pesquisa Interação Alimento-Medicamento cadastrado pelo CNPq, nosso objetivo é investigar os compostos bioativos da dieta na proteção dos efeitos adversos induzidos por quimioterápicos em modelos in vivo. Atualmente, colaboramos no projeto temático apoiado pela FAPESP "Avaliação integrada da estabilidade e propriedades funcionais de pigmentos naturais de alimentos", coordenado pela Profª. Drª. Adriana Zerlotti Mercadante da FEA-UNICAMP. Um dos objetivos do temático é a identificação de pigmentos e extratos de frutas da região Amazônica, além da investigação de suas propriedades biológicas, visando sua aplicação nas indústrias de alimentos, farmacêutica e de cosméticos. A dieta interfere em vias importantes de sinalização celular, como ativação/detoxificação de carcinógenos, reparo do DNA e apoptose. O papel da dieta como um fator chave na determinação da instabilidade genômica é mais importante do que anteriormente imaginava-se e, por isso, a avaliação do potencial genotóxico e antigenotóxico de componentes da dieta tornou-se um evento crítico importante na promoção da saúde. Caryocar villosum (Aubl.) Pers. (nome local: piquiá) é uma planta nativa da floresta Amazônica. A polpa dos frutos do piquiá é fonte rica em ²-caroteno, compostos fenólicos e flavonóides e possui uma alta atividade antioxidante. Devido à ausência de dados na literatura sobre a atividade biológica do extrato da fruta do piquiá, o presente estudo tem como objetivo avaliar os possíveis efeitos do extrato do fruto da Caryocar villosum pela análise da instabilidade genômica (micronúcleos e cometa), alterações bioquímicas (glutationa e peroxidação lipídica) e expressão gênica (genes TP53 e EPHX2) em animais tratados com o extrato do fruto associado ou não ao quimioterápico doxorrubicina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, MARA RIBEIRO; AISSA, ALEXANDRE FERRO; URSULA HERMOGENES GOMES, TARSILA DAYSY; CASTANIA DARIN, JOANA D'ARC; CHISTE, RENAN CAMPOS; MERCADANTE, ADRIANA ZERLOTTI; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; PIRES BIANCHI, MARIA LOURDES. In Vivo Genotoxicity and Oxidative Stress Evaluation of an Ethanolic Extract from Piquia (Caryocar villosum) Pulp. JOURNAL OF MEDICINAL FOOD, v. 16, n. 3, p. 268-271, MAR 2013. Citações Web of Science: 5.
ALMEIDA, MARA RIBEIRO; CASTANIA DARIN, JOANA D'ARC; HERNANDES, LIVIA CRISTINA; AISSA, ALEXANDRE FERRO; CHISTE, RENAN CAMPOS; MERCADANTE, ADRIANA ZERLOTTI; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; PIRES BIANCHI, MARIA LOURDES. Antigenotoxic Effects of Piquia (Caryocar villosum) in Multiple Rat Organs. PLANT FOODS FOR HUMAN NUTRITION, v. 67, n. 2, p. 171-177, JUN 2012. Citações Web of Science: 15.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Avaliação da citotoxicidade, genotoxicidade, antigenotoxicidade e expressão dos genes Tp53 e Ephx2 em ratos tratados com Caryocar villosum. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.