Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementacao alimentar com acidos graxos essenciais para tilapias do nilo (oreochromis niloticus) jovens: desempenho zootecnico e granuloma por corpos estranho.

Processo: 06/55065-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Flávio Ruas de Moraes
Beneficiário:Flávio Ruas de Moraes
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos essenciais  Oreochromis niloticus  Granuloma 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidos Graxos Essenciais | Granuloma | Oreochromis Niloticus

Resumo

Este ensaio tem como objetivo de avaliar o efeito da suplementação alimentar com ácidos graxos essenciais sobre o desempenho zootécnico e o acúmulo de macrófagos e a formação de gigantócitos em lamínulas de vidro implantadas no tecido subcutâneo da tilápia (Oreochromis niloticus). Para tanto serão utilizadas 240 tilápias jovens, revertidas, distribuídas em 24 aquários (10 peixes por aquário) de cimento amianto, com capacidade para 250 L, abastecidos com água corrente livre de cloro, proveniente de poço artesiano, com vazão de um litro por minuto além de aeração suplementar. O ensaio será realizado segundo o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro fontes de ácidos graxos essenciais (controle, óleo de soja, óleo de fígado de bacalhau e óleo de soja + óleo de fígado de bacalhau), dois níveis de ácidos graxos na dieta (0,5 e 1,0%) e três repetições. Após o período de aclimatação os peixes passarão a receber as dietas experimentais durante quatro meses, duas vezes ao dia, ad libitum. Mensalmente será realizada a biometria para avaliação dos parâmetros de desempenho zootécnico até o terceiro mês de fornecimento da dieta. A partir desse período será realizada a implantação de lamínulas de vidro no tecido subcutâneo e aos três, sete e quatorze dias os peixes serão sacrificados para avaliar a acumulação de macrófagos e a formação de gigantócitos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)