Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade do figo Roxo de Valinhos armazenado sob atmosfera modificada com variação de temperatura

Processo: 06/55157-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2006 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Antonio Carlos de Oliveira Ferraz
Beneficiário:Antonio Carlos de Oliveira Ferraz
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Figo  Armazenagem em atmosfera modificada  Efeitos da temperatura 

Resumo

O figo 'Roxo de Valinhos' é altamente perecível, com curta vida útil, de 1 a 3 dias, em condições ambientais, razão pela qual deve ser comercializado rapidamente. Na inexistência de técnicas mais adequadas para conservação do figo nas condições em que é transportado para a Europa, a solução encontrada pelos produtores foi antecipar a colheita, obtendo uma fruta mais durável, porém em detrimento do sabor e aparência. Neste trabalho, deseja-se avaliar o desempenho da atmosfera modificada ativa na qualidade de figos no estádio meio maduro (rami), envoltos em filme de polietileno de baixa densidade, armazenados sob duas condições de concentração de gases e quatro regimes térmicos. A avaliação do desempenho da qualidade do figo será realizada com base na perda de massa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, firmeza de polpa e aparência. Dentre as condições de atmosfera e regimes térmicos utilizados, espera-se identificar a condição com melhor desempenho para armazenagem de figos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCIANE COLARES SOUZA; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA FERRAZ. Variabilidade de índices de firmeza em figo utilizando ponteira cilíndrica e pratos planos. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 31, n. 1, p. 257-261, Mar. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.