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Análise da qualidade da assistência de enfermagem de um hospital de ensino sob a perspectiva de enfermeiros

Processo: 06/55509-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Daisy Maria Rizatto Tronchin
Beneficiário:Daisy Maria Rizatto Tronchin
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da assistência à saúde  Serviço hospitalar de enfermagem  Pesquisa sobre serviços de saúde  Mecanismos de avaliação da assistência à saúde 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Servico De Saude | Gerenciamento Em Enfermagem

Resumo

Os Serviços de Enfermagem vêm enfrentando inúmeros desafios no sentido de atender as demandas dos clientes internos e externos, de maneira eficiente e eficaz, visando a excelência da qualidade assistencial. Este projeto de pesquisa de abordagem quantitativa tem por objetivos conhecer a opinião dos enfermeiros acerca da qualidade da assistência de enfermagem prestada aos usuários de um hospital de ensino, considerando os componentes de estrutura, de processo e de resultado e analisar a influência dos componentes de estrutura, de processo e de resultado na qualidade da assistência em um hospital de ensino de acordo com a opinião dos enfermeiros. A coleta dos dados será realizada por meio de um questionário, composto por proposições aplicado a uma população constituída de 12 enfermeiros-chefe e 146 de enfermeiros, que integram o Departamento de Enfermagem. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e de testes específicos. Os resultados serão apresentados em tabelas e gráficos. Pretende-se com o estudo efetuar um diagnóstico situacional referente à qualidade da assistência de enfermagem prestada aos usuários, identificando os pontos vulneráveis nas dimensões de estrutura, de processo e de resultado que necessitam ser reestruturados nos processos assistencial e gerencial visando implementar ações e programas direcionados para a melhoria contínua da assistência. (AU)

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