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Desenvolvimento cognitivo e de linguagem durante o período sensório-motor no recém-nascido pré-termo muito baixo peso

Processo: 06/55866-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/09939-0 - Desenvolvimento cognitivo e de linguagem no recém-nascido pré-termo muito baixo peso, BP.TT
06/59968-0 - Desenvolvimento cognitivo e de linguagem durante o período sensório motor do recém-nascido pré-termo muito baixo peso, BP.TT
Assunto(s):Recém-nascido de muito baixo peso  Desenvolvimento cognitivo  Desenvolvimento da linguagem  Desempenho psicomotor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Cognitivo | Desenvolvimento De Linguagem | Periodo Sensorio-Motor | Pre-Maturo | Recem-Nascido

Resumo

O estabelecimento de cuidados intensivos em unidades neonatais, aliado ao avanço do desenvolvimento tecnológico da medicina obstétrica e perinatal e opções terapêuticas, aumentou a sobrevida de recém-nascidos de alto risco, consideravelmente. Concomitante ao aumento da sobrevivência de recém-nascidos de alto risco cada vez menores e mais imaturos, surge o questionamento quanto à qualidade de vida futura destes bebês. Crianças nascidas prematuramente são conhecidas por apresentarem risco para problemas cognitivos e comportamentais, incluindo QI mais baixos, dificuldades de aprendizagem, distração excessiva, hiperatividade, atrasos e desvios de linguagem, além de déficits de funcionamento neuromotor. A literatura aponta diversos estudos sobre a linguagem em crianças com histórico de prematuridade e muito baixo peso, acompanhadas em programas de seguimento do desenvolvimento. A maioria destas pesquisas utiliza escalas de avaliação de linguagem com crianças em idade pré-escolar e escolar. Poucos trabalhos relatam o processo de desenvolvimento da linguagem em idades inferiores a dois anos. Assim, o objetivo desta pesquisa é descrever e favorecer o processo de desenvolvimento cognitivo e construção da linguagem durante o período sensório-motor de recém-nascidos pré-termo muito baixo peso, seguindo o modelo teórico proposto pela Epistemologia Genética e considerando que durante o período sensório-motor serão construídas as noções básicas e fundamentais para todo o desenvolvimento cognitivo e de linguagem de uma criança. A proposta é fornecer análise tanto qualitativa quanto quantitativa das observações que serão realizadas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA ELENA BERNARDIS BÜHLER; SUELLY CECÍLIA OLIVAN LIMONGI; EDNA MARIA DE ALBUQUERQUE DINIZ. Linguagem e cognição em bebês pré-termo muito baixo peso por meio da aplicação do PODCLE. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 67, p. 242-249, . (06/55866-9)
FLABIANO, FABÍOLA CUSTÓDIO; BUHLER, KARINA ELENA BERNARDIS; LIMONGI, SUELLY CECILIA OLIVAN. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva: diversidade e complexidade das produções infantis. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 4, p. 525-530, . (06/55866-9)
FABÍOLA CUSTÓDIO FLABIANO; KARINA ELENA BERNARDIS BÜHLER; SUELLY CECILIA OLIVAN LIMONGI. Desenvolvimento cognitivo e da linguagem expressiva: diversidade e complexidade das produções infantis. Pró-Fono R. Atual. Cient., v. 22, n. 4, p. 525-530, . (06/55866-9)