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Simulador de sistemas de controle via rede de aplicacao industrial.

Processo: 06/56175-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2006 - 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Dennis Brandão
Beneficiário:Dennis Brandão
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação  Acesso remoto  Internet  Automação industrial  Controle de processos 

Resumo

Simulações computacionais de sistemas de controle via rede, ou Networked Control Systems (NCS), são extensivamente empregadas tanto no desenvolvimento e verificação de protocolos de redes de campo (fieldbuses) quanto no estudo de desempenho de sistemas de controle implementados em rede. O aprimoramento da tecnologia fieldbus, verificado recentemente pela sua condição de elemento primordial em diversos sistemas de automação industrial e pela ampla gama de aplicações em sistemas não-industriais, traz novos horizontes no campo de pesquisa e desenvolvimento, dentre os quais o estudo de ferramentas dedicadas às pesquisas sobre padronização, integração, interoperabilidade e acesso remoto sistemas de automação. Neste contexto, o atual projeto de pesquisa visa investigar aspectos pertinentes à adequação do simulador de sistemas de controle via rede denominado FBSIMU às simulações conjuntas da planta e do sistema de controle em rede em um sistema operacional de tempo real. A arquitetura de simulação proposta prevê o uso de mecanismos computacionais de acesso remoto eficientes via Internet aos sistemas simulados e também a adequação do simulador a uma tecnologia aberta de descrição de dispositivos de campo, ou Device Descríption (DD), baseado em XML como alternativa a tecnologias proprietárias atualmente em uso no setor industrial. Os experimentos e a validação da ferramenta serão conduzidos através de simulações do tipo "Hardware in the loop" e comparados aos dados experimentais de sistemas fieldbus reais. Dada à abrangência das simulações propostas e a originalidade da arquitetura são esperados resultados científicos e tecnológicos inovadores na área em que este projeto se insere. (AU)