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Evolução conceitual no ensino superior: a evolução do conceito de equilíbrio químico

Processo: 06/04137-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Flavio Antonio Maximiano
Beneficiário:Flavio Antonio Maximiano
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Equilíbrio químico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concepcoes Alternativas | Ensino Superior | Ensino-Aprendizagem | Equilibrio Quimico | Evolucao Conceitual | Ensino de Química

Resumo

Ao passar por um curso de graduação em química o estudante é apresentado formalmente a uma série de conceitos básicos que perpassam por praticamente todas as disciplinas do curso e formam uma estrutura fundamental para se entender e fazer química. Entretanto, as pesquisas que focalizam o processo ensino/aprendizado da química, particularmente aquelas que compreendem o chamado movimento das concepções alternativas, têm diagnosticado uma série de concepções errôneas apresentadas por alunos de todos os níveis, inclusive no ensino superior ou em profissionais já formados.O objetivo do presente projeto é, através das concepções alternativas já conhecidas, das características comuns a estas concepções e das metodologias de pesquisa consagradas nesta área de investigação, desenvolver uma linha de pesquisa que busque descrever e analisar a evolução do aprendizado de conceitos fundamentais da química realizada por estudantes do Ensino Superior ao longo de sua formação. Devido à importância central do conceito de equilíbrio químico, objetiva-se descrever a evolução deste conceito durante algumas disciplinas de graduação. Pretende-se assim, verificar quais são as concepções dos alunos sobre equilíbrio químico em diferentes etapas da sua formação, como mudam essas concepções e quais as mais resistentes às mudanças. De quais fatores como: pré-requisitos conceituais, habilidades, abordagens de ensino, aulas de laboratório, livro texto e outros, dependem estas mudanças. (AU)

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