Busca avançada
Ano de início
Entree

Formadores de professores de matemática: concepções, saberes e práticas docentes

Processo: 06/06258-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Manrique
Beneficiário:Ana Lúcia Manrique
Instituição Sede: Setor de Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior  Matemática  Professores  Licenciatura  Prática profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concepções de professores | formador de professores de Matemática | Licenciatura | saberes docente | Trabalho Docente | Educação Matemática

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar concepções, saberes e práticas de professores formadores de um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior do Estado de São Paulo. Os objetivos pretendidos incluem descrever e caracterizar o trabalho desenvolvido por professores formadores de disciplinas de Matemática e de Educação Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática; investigar as relações dos professores formadores dessa instituição de ensino superior com os saberes; e identificar em que condições esses docentes realizam seu trabalho. Para o levantamento de dados realizaremos análise em documentos disponibilizados pela instituição de ensino superior, tais como projeto pedagógico do curso, planos de ensino e atas de reuniões; entrevistas com professores formadores, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática e alunos; e observações de aulas ministradas pelos professores formadores. A análise será realizada considerando três dimensões: a externa, a interna e a relacional. A externa terá seu foco na instituição de ensino superior, considerando as condições para a realização do trabalho do professor formador; a interna caracterizará o professor formador, suas ações e seu papel de formador; e a dimensão relacional explicitará as relações de saberes e o trabalho dos professores formadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)