Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteogenese in vitro sobre titanio com superficie macroporosa

Processo: 06/06840-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Márcio Mateus Beloti
Beneficiário:Márcio Mateus Beloti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia  Osteoblastos  Tratamento de superfícies  Cultura de células  Osteogênese  Titânio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura de células | osteoblasto | osteogênese | Superfície macroporosa | titânio | tratamento de superfície | Implantodontia

Resumo

Os eventos celulares e extracelulares que ocorrem durante o processo de osseointegração são bastante influenciados pelas propriedades de superfície do titânio (Ti), como morfologia, topografia e composição química. O estudo das modificações de superfície de implantes de Ti tem atraído a atenção dos pesquisadores por existir grande interesse em tratamentos que possam acelerar o processo fisiológico de reparo do tecido ósseo em contato com o Ti. Estudos recentes têm mostrado que superfícies macroporosas permitem o crescimento ósseo para o interior dos poros, favorecendo a integração e a estabilidade do implante. O objetivo do presente projeto é avaliar a osteogênese in vitro sobre Ti macroporoso obtido por um novo método empregando metalurgia do pó. Para isso, serão utilizadas culturas de células da linhagem osteoblástica derivadas de fragmentos ósseos de processos alveolares humanos e serão avaliados os seguintes parâmetros: morfologia, adesão, proliferação e viabilidade celulares, conteúdo de proteína total, conteúdo de colágeno do tipo I, atividade de fosfatase alcalina (ALP), mineralização da matriz extracelular e expressão quantitativa dos genes colágeno do tipo I, ALP, sialoproteína óssea (BSP), osteocalcina (OC), osteopontina (OPN) e Cbfa1/Runx2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ASSIS, ADRIANO FREITAS; BELOTI, MARCIO MATEUS; CRIPPA, GRASIELE EDILAINE; DE OLIVEIRA, PAULO TAMBASCO; MORRA, MARCO; ROSA, ADALBERTO LUIZ. Development of the osteoblastic phenotype in human alveolar bone-derived cells grown on a collagen type I-coated titanium surface. Clinical Oral Implants Research, v. 20, n. 3, p. 240-246, . (04/13756-7, 06/06840-7, 07/55076-0, 03/09767-0, 06/01768-6)