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O significado da biossegurança entre estudantes do curso de odontologia da FOAr/UNESP

Processo: 07/04595-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Camila Pinelli
Beneficiário:Camila Pinelli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/10737-2 - O Significado da Biossegurança entre estudantes do curso de Odontologia da FOAr-UNESP., BP.TT
Assunto(s):Biossegurança  Pacientes em odontologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biossegurança | Estudantes de Odontologia | Fidelidade a Diretrizes | Odontologia Social

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de investigar o tema Biossegurança e Odontologia e identificar as percepções entre estudantes do curso de graduação em Odontologia. Trata-se de uma análise qualitativa a ser desenvolvida entre acadêmicos que realizam atendimento clínico de pacientes da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. Será realizada uma entrevista com 100 voluntários, contendo perguntas abertas a serem registradas em um gravador. Após as entrevistas, os depoimentos serão transcritos em papel e, para análise qualitativa, será utilizado o software QUALI-QUANTISOFT, que permite a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo metodologia proposta por Lefèvre & Lefèvre, 2003. Serão utilizadas três figuras metodológicas: idéias-centrais, expressões-chave e o DSC, propriamente dito. A análise de discurso consiste de um recurso rigoroso na avaliação da fala natural da coletividade e espera-se obter uma melhor compreensão das crenças e do grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa, quanto à Biossegurança. Além disso, esperam-se conhecer as medidas de proteção individual e coletiva utilizadas e que são esperadas. Permitirá também identificar prováveis lacunas do processo ensino-aprendizagem, favorecendo o direcionamento das estratégias educacionais, em busca de se motivar a adesão às normas de Biossegurança, essenciais no trato com pacientes odontológicos. (AU)

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