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O ensino tecnico de nivel medio no cefet/sp diante das politicas dos governos fhc e lula.

Processo: 07/51604-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Celso João Ferretti
Beneficiário:Celso João Ferretti
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional  Ensino profissional e técnico  Formação profissional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Tecnico | Formacao Profissional | Politica Educacional

Resumo

As escolas técnicas federais - integradas aos CEFETs, Centros Federais de Educação Tecnológica - tanto por sua história, quanto por sua estrutura e seus resultados - podem ser focos privilegiados de pesquisa, principalmente quando se deseja estudar os desdobramentos de determinadas políticas educacionais fora das condições precárias em que sobrevivem a maioria dos sistemas públicos de ensino. O CEFET de São Paulo, no entanto, tem sido alvo de poucas investigações. No que se refere ao ensino técnico de nível médio, todavia, essa instituição oferece condições raras de estudo, uma vez que abriga tanto cursos modulares quanto cursos técnicos integrados ao ensino médio. Em nosso caso, uma vez estabelecido o objetivo de se estudar as possíveis conseqüências das políticas dos governos FHC e Lula quanto ao ensino técnico, o CEFET delineou-se como rico campo de investigação já que atende tanto a legislação de 1997, que instituiu o ensino modular estritamente técnico, quanto o decreto 5154/04, que abriu possibilidade de oferta de profissionalização de nível médio integrada à educação geral. Definimos, então, nossa abordagem como "estudo de caso" e estabelecemos os procedimentos pertinentes (entrevistas, estudos de documentos e observações). Para a construção das categorias de análise, fomos buscar, principalmente em Agnes Heller, os conceitos que nos permitirão desvendar como a instituição se apropriou das orientações oficiais e como tem as tem traduzido para seu cotidiano. A questão da "construção do sujeito social", como definido por Heller, orientará nossa busca do significado das diferentes estruturas de ensino técnico. Ainda, a categoria de "sustentabilidade" será utilizada como meio para desvelar as condições mais imediatas que sustentam ou não as propostas oficiais, de modo a encaminhar a compreensão das relações entre o ambito institucional e o contexto histórico-social mais amplo. (AU)

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