Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sequencias otimizadas para o controle de qualidade das imagens obtidas na ressonancia magnetica (rm).

Processo: 07/52481-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Regina Bitelli Medeiros
Beneficiário:Regina Bitelli Medeiros
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética  Controle da qualidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle De Qualidade | Protocolo De Testes Em Rm | Ressonancia Magnetica

Resumo

Devido ao grau de complexidade dos sistemas de RM é necessária uma atenção cuidadosa na garantia de qualidade. Avaliações regulares devem ser efetuadas com dispositivos de testes apropriados. No Brasil não há ainda normas que regulamentam o controle de qualidade de imagens na modalidade de RM, porém é evidente a necessidade de avaliação e controle dos parâmetros que podem influenciar diretamente na qualidade da imagem e no diagnóstico médico. A normatização e recomendação sobre testes de aceitação e controle de qualidade em equipamentos de RM se restringe a trabalhos feitos pelas associações: AAPM NEMA, ACR e Instituto de Físicos em medicina do Reino Unido (IPEM). Este trabalho tem como objetivo aplicar seqüência recomendadas pelo fabricante dos simuladores e otimizá-las com relação ao tempo criando um protocolo padrão de testes que possa ser utilizado em equipamentos de diferentes fabricantes garantindo o padrão de qualidade das imagens estabelecido nos testes de aceitação do equipamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)