Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição florística e distribuição de espécies arbustivo-arbóreas em florestas paludosas no Sudeste do Brasil

Processo: 07/52613-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fitogeografia
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Assis
Beneficiário:Marco Antonio de Assis
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Florística  Florestas  Fitossociologia  Análise multivariada  Distribuição espacial  Biogeografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Multivariada | Distribuicao De Especiesa | Fitossociologia | Floresta Paludosa | Floristica | Mata De Brejo

Resumo

No presente estudo, pretende-se caracterizar a flora arbustivo-arbórea de três florestas paludosas situadas em diferentes municípios do interior do Estado de São Paulo. Objetiva-se a comparação florística dessas florestas com outros estudos já conduzidos nessas formações em diferentes porções da região Sudeste, para investigar como se dão as variações na composição florística e abundância das espécies das florestas paludosas e quais seriam as variáveis ambientais mais correlacionadas com essas variações. Como objetivos específicos pretende-se investigar as variações florísticas e estruturais dentro de cada um dos três remanescentes (escala local). Em cada área serão alocadas 60 parcelas de 10 m x 10 m, distribuídas em plots, de acordo com as condições ambientais. Nas parcelas serão mensurados, medidos e identificados os indivíduos com PAP = 10 cm e caracterizados o regime de água, a luminosidade, a topografia, a textura e as propriedades químicas dos solos. As variações florísticas dentro dos remanescentes e suas correlações com dados ambientais serão avaliadas por meio de análises de ordenação (CCA). Os descntores florísticos (H e numero de espécies), estruturais (densidade de indivíduos e área basal) e as propriedades químicas dos solos serão comparados entre os plots por meio de análises de variância paramétrica (one-way ANOVA) ou não paramétrica (Kruskal-Wallis), de acordo com a homogeneidade e variância dos dados. Para a avaliação das variações florísticas entre os remanescentes serão realizadas análises de classificação (UPGMA; Jaccard) para os níveis de espécie, gênero e família. Para avaliação das relações entre a distribuição das espécies nos diferentes fragmentos e seus dados ambientais, como latitude, altitude, pluviosidade e temperatura, dentre outros fatores, também será utilizada uma análise de ordenação (CCA). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, ALOYSIO DE PADUA; ASSIS, MARCO ANTONIO; LUIZE, BRUNO GARCIA. Vegetation and environmental heterogeneity relationships in a Neotropical swamp forest in southeastern Brazil (Itirapina, SP). Aquatic Botany, v. 94, n. 1, p. 17-23, . (07/52613-5)