Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da intervenção em orientação profissional em um serviço-escola de psicologia: período 2001-2006

Processo: 07/54707-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Lucy Leal Melo-Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/12434-0 - Avaliação da intervenção em orientação profissional em um serviço-escola: período 2001-2006, BP.TT
Assunto(s):Orientação vocacional  Avaliação de eficácia-efetividade de intervenções 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Da Intervencao | Orientacao Profissional | Servico-Escola

Resumo

Este estudo se insere no contexto da avaliação de serviços em orientação profissional, no contexto da Psicologia. Este projeto engloba três estudos que serão realizados no Serviço de Orientação Profissional (SOP/FFCLRP/USP). Eles se articulam na produção conhecimento sobre o diagnóstico e a intervenção no domínio da Psicologia Vocacional. Dois estudos focalizarão a avaliação do serviço no período de 2001 a 2006 (seis anos). O subprojeto A consistirá na avaliação sob a perspectiva dos ex-clientes do SOP e o B focalizará a avaliação na perspectiva dos pais dos ex-clientes atendidos. O terceiro estudo, o subprojeto C, visa analisar a maturidade e a evolução da mesma no processo de intervenção. A coleta de dados dos subprojetos A e B será realizada por meio do envio, pelo correio, dos instrumentos (carta explicativa, termos de consentimento livre e esclarecido, questionários para ex-usuários e familiares) a todos os ex-clientes atendidos no período de seis anos, população potencial: n = 1207. Os questionários, construídos por Almeida e Loosli, têm como base o sistema proposto por French, Hiebert e Bezanzon e contemplam três dimensões de análise (inputs, processos e outputs). O subprojeto C utilizará como fonte de dados os arquivos do SOP: o roteiro de triagem e a Escala de Maturidade para a Escolha Profissional (EMEP) de Neiva. Os resultados obtidos por meio de instrumentos objetivos serão tratados quantitativamente através da estatística descritiva e do Teste do Qui-quadrado. Os dados qualitativos serão tratados por meio da análise de conteúdo, com base na estratégia clínico de Bohoslavsky, no referencial operativo Pichon-Riviére, em síntese, no clínico-operativo de Moller e Melo-Silva articulando-os com as teorias da Psicologia Vocacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)