Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteogenese in vitro sobre vitroceramica 100% cristalina e altamente bioativa (biosilicato): efeitos do condicionamento de superficie e dos produtos de dissolucao ionica.

Processo: 07/55076-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Paulo Tambasco de Oliveira
Beneficiário:Paulo Tambasco de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular  Citoesqueleto  Cultura de células  Vitrocerâmica  Osteogênese 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoesqueleto | Cultura De Celulas | Materiaias Bioativos | Matriz Extracelular | Osteogenese | Vitroceramica

Resumo

Diversos estudos mostram os benefícios da utilização de materiais vítreos bioativos como substitutos ósseos. Entretanto, o uso de vidros bioativos para aplicação em engenharia de tecido ósseo é limitado em virtude de suas propriedades mecânicas inadequadas. Uma das estratégias para contornar essa limitação tem sido o desenvolvimento de novos materiais vitrocerâmicos, obtidos por meio da cristalização controlada de vidros bioativos. Estudo recente de nosso grupo mostrou que uma nova vitrocerâmica 100% cristalina e altamente bioativa (Biosilicato®), do sistema P2O5-Na20-CaO-SiO2, desenvolvida pelo Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar, favorece o aumento expressivo de áreas de matriz mineralizada em culturas osteogênicas (Moura et al., 2007). Considerando que são as interações iniciais célula-matriz-substrato que definem as características do tecido que será formado sobre a superfície do material, o objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos do condicionamento de superficie com meio de cultura e dos produtos de dissolução iônica do Biosilicato® sobre os seguintes aspectos da osteogênese in vitro: 1) morfologia celular em 1 e 3 dias por MEV; 2) organização do citoesqueleto em 1 e 3 dias por imunolocalização de actina, vimentina, tubulina e vinculina; 3) viabilidade celular, proporção de células no ciclo celular e número total de células, em 1, 3 e 7 dias; 4) imunolocalização das proteínas fibronectina, osteopontina e sialoproteina óssea e das integrinas αß3 e α5ß1 em 1, 3 e 7 dias; 5) atividade de fosfatase alcalina e conteúdo de proteína total em 10 dias; 6) detecção de áreas de matriz calcificada em 14 dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ASSIS, ADRIANO FREITAS; BELOTI, MARCIO MATEUS; CRIPPA, GRASIELE EDILAINE; DE OLIVEIRA, PAULO TAMBASCO; MORRA, MARCO; ROSA, ADALBERTO LUIZ. Development of the osteoblastic phenotype in human alveolar bone-derived cells grown on a collagen type I-coated titanium surface. Clinical Oral Implants Research, v. 20, n. 3, p. 240-246, . (04/13756-7, 06/06840-7, 07/55076-0, 03/09767-0, 06/01768-6)