Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos efeitos causados na unidade feto-placentaria pela infeccao experimental por porphyromonas gingivalis em diferentes periodos gestacionais.

Processo: 07/57597-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Marcia Pinto Alves Mayer
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Infecção experimental  Citocinas  Desenvolvimento fetal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Desenvolvimento Fetal | Gestacao | Infeccao Experimental | Medicina Periodontal | Porphyromonas Gengivalis

Resumo

A gestação parece estar associada com o aumento de incidência e severidade da doença periodontal e esta, ao aumento de risco obstétrico. Considerando que Porphyromonas gingivalis têm sido associada com desenvolvimento da periodontite, o objetivo do presente estudo é determinar as respostas à infecção por P. gingivalis antes da gestação e em períodos gestacionais distintos, pela avaliação: de possíveis alterações do padrão de desenvolvimento gestacional do feto; da presença da bactéria por PCR em diferentes tecidos e pelos níveis de citocinas na placenta e soro materno. Ratas adultas, divididas aleatoriamente em 3 grupos experimentais (n=10) serão inoculadas via subcutânea com P. gingivalis W83 no dorso cervical para desenvolvimento de infecção experimental, constituindo os grupos: RNP = uma semana antes do acasalamento; RP1 = 1º dia de gestação; e 3 controles RPC = inoculadas com solução tampão, no mesmo período gestacional que os grupos experimentais. No 20º dia da gestação, após a cesariana, serão realizadas avaliações dos parâmetros fetais e coleta de líquido amniótico, placentas e feto e sangue materno. Será extraído DNA das amostras para determinação da presença de P.gingivalis por PCR, e determinado o nível das citocinas TNF-Alfa, IL-1 Beta, IL-6 e PGE-2 nas amostras de soro materno e placenta por ELISA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELIN, M. C. A. N.; TEIXEIRA, S. R. L.; ANDO-SUGUIMOTO, E. S.; LUCAS, S. R. R.; MAYER, M. P. A.. Porphyromonas gingivalis infection at different gestation periods on fetus development and cytokines profile. ORAL DISEASES, v. 18, n. 7, p. 648-654, . (07/57597-8)