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Detector de descarrilamento

Processo: 09/53684-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:José Carlos Carneiro
Beneficiário:José Carlos Carneiro
Empresa:Viatech Indústria, Comércio e Prestação de Serviço Ltda
Município: Sorocaba
Auxílio(s) vinculado(s):16/50083-8 - Detector de descarrilamento, AP.PIPE
Assunto(s):Segurança nos transportes  Ferrovias  Trilhos  Trens  Frenagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Detector De Descarrilamento | Seguranca Ferroviaria

Resumo

O objetivo desta pesquisa é o projeto, desenvolvimento e testes reais em laboratórios, tráfego normal e em simulações de descarrilamento, buscando detectar a e minimizar as causas dos descarrilamentos e suas consequências desastrosas. Este equipamento deverá ser aplicado nos vagões, fixados na parte suspensa e conectado a rede de ar. O equipamento capta as oscilações dos trilhos e a compatibilidade com a velocidade empregada pelo comboio. Na ocorrência de um descarrilamento ou na sua iminência, a incompatibilidade é detecta e o sistema de frenagem de emergência é aplicado de forma automática. Sem este equipamento o maquinista não tem condições de perceber de imediato a ocorrência do acidente e a composição continua em marcha provocando o tombamento dos vagões adjacentes ampliando dessa forma a dimensão do acidente. Caso a composição freasse concomitante ao descarrilamento, o vagão poderia nem mesmo tombar e ser reencarrilado com os próprios recursos da composição. Este dispositivo também consiste em um processo de inovação (patente outorgada), pois é o primeiro a usar o sistema de ação inercial e a válvula iniciadora, com sua geometria consegue num mesmo corpo atender várias funções, o que significa uma alteração na forma de detecção de acidentes, o que não existe atualmente em operação, contribuindo drasticamente na redução de custos nos descarrilamento, que tanto afeta as empresas operadoras de trens. É fundamental um levantamento prévio das frequências das vibrações dos vagões nas diversas condições de operação. Os primeiros passos para o desenvolvimento de projeto deverão começar por levantamento teórico das frequências das vibrações, cálculo dos elementos de estrutura, fluxo de ar, fixações e tolerâncias do conjunto do sistema de fixação e tolerância dos materiais, desenhos com os detalhes de fabricação dos equipamentos envolvidos no sistema de válvulas, tomada de dados das oscilações típicas da ferrovia, ensaios em laboratórios, testes real com e sem descarrilamentos, ensaios de fadiga de molas e determinação do tempo limite para revisão e ou manutenção dos equipamentos em operação. O objetivo é demonstrar a viabilidade de projetar e montar um ou mais protótipos que aplicados em suas atividades tragam os resultados pretendidos. (AU)

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