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| Processo: | 08/55278-5 |
| Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE |
| Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2010 |
| Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2011 |
| Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção |
| Pesquisador responsável: | José Caruso Gomes |
| Beneficiário: | José Caruso Gomes |
| Empresa: | Saveway Comércio e Representações de Softwares Ltda. - EPP |
| Município: | |
| Auxílio(s) vinculado(s): | 11/52110-9 - SGP Fase II - Sistema de Gestão de Pneus - Savetyre, AP.PIPE |
| Bolsa(s) vinculada(s): | 10/19993-1 - Apoio no desenvolvimento, preparação de dados e testes RFID, BP.TT |
| Assunto(s): | Estrutura veicular Pneus |
| Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Gerencia | Identificacao | Pneu | Rfid |
Resumo
O objetivo final deste projeto é o desenvolvimento de um software inovador para novos dispositivos de comunicação sem fio, criando uma solução para identificação e gerenciamento de pneus automotivos através de tecnologia RFID (Radio Frequency Identification). Os objetivos específicos da fase I deste projeto são: 1. definir o melhor conjunto (tecnologias de hardware para suportar uma perfeita gestão de pneus de carga e 2. definir um software de gestão de pneus de carga e seus periféricos. A instalação de um sistema automatizado de coleta de dados no ambiente de manutenção em empresas de transporte de cargas e passageiros, deverá quebrar o paradigma da baixa utilização de recursos de TI neste ambiente. O fator facilitador serão os equipamentos dedicados à coleta automática de dados e a maneira amigável de interação entre coletor de dados e operador. Desta forma, uma área da empresa tradicionalmente de baixíssima automação e de pouca interação com os outros ambientes mais organizados da empresa, terá seus dados coletados e administrados em mesmo grau de eficiência das áreas mais automatizadas da estrutura. Estudos recentes indicam que a adoção de boas práticas de administração, como o Sistema de Gestão de Pneus, proporciona um ganho de vida útil da ordem de 10 a 20% para os pneus e de até 3% no consumo de Diesel. Desta forma, o primeiro grande impacto da adoção da solução proposta neste projeto, é a redução de custo nas operações de transporte de carga e passageiros através do transporte rodoviário. O projeto tem também alto apelo para preservação do meio ambiente, pois atua na redução do consumo de combustíveis fósseis (gasolina e diesel), além de garantir um rastreamento da carcaça final do pneu, permitindo se descarte com laudo e certificação digital. Indiretamente, tem-se um aumento no nível de segurança dos veículos, já que o monitoramento das variáveis relacionadas ao pneu permite definir o momento adequado para a reparação por exemplo, a recapagem) deste ou a sua troca definitiva. O planejamento de marketing e a análise de mercado em curso indicam que existe demanda para os produtos serem comercializados. A principal vantagem competitiva da empresa é o caráter inédito do conjunto de soluções ofertadas que proporciona redução de custo operacional para o cliente. (AU)
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