Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da luz na limnologia de viveiro de piscicultura

Processo: 08/53159-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Beneficiário:Lúcia Helena Sipaúba Tavares
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes  Reprodução animal  Limnologia  Manejo ambiental  Qualidade da água 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Limnologia | Manejo Ambiental | Qualidade Da Agua | Variaveis Ambientais

Resumo

Esse projeto visa estudar um viveiro antigo de aproximadamente 20 anos, com área de 2.306 m2, cuja finalidade é a manutenção de estoques de reprodutores de pacu (Piaractus mesopotamicus), pintado (Pseudoplatystoma corruscan), tambaqui (Colossoma macropomum) e matrinxã (Brycon cephalus), cujo entorno apresentava uma cobertura vegetal que permitia um sombreamento total em grande parte do dia principalmente no período da tarde, apresentando condições tróficas elevadas ocorrendo frequentemente infestação por macrófita. Este ano foi retirado parte dessa cobertura, localizada na lateral do viveiro, permitindo maior penetração de luz e provavelmente, com a intensificação da temperatura nos períodos mais quentes do ano, poderá acarretar problemas nas condições físico-químicas e biológicas da água. A partir dos resultados limnológicos deste projeto que será realizado ao longo de um ano, englobando período de seca e chuva, poderá ser avaliada se a retirada da cobertura vegetal promoveu efeito positivo ou negativo no sistema e, com isto propor práticas adequadas de manejo visto que este viveiro deságua diretamente no viveiro posterior (efeito cascata), num total de seis viveiros em disposição seqüencial, além de mais de 200 viveiros e tanques de piscicultura de pequeno porte (50 a 200 m2) que também despejam suas águas nos viveiros seqüenciais.Assim, avaliar o feito da luz neste viveiro que corresponde ao segundo (o primeiro é utilizado como água de abastecimento) da linha seqüencial de seis viveiros do CAUNESP, com área variando de 2.300 a 9.000 m2, é de importância imediata e aplicada, pois dependendo do manejo empregado e maior penetração de luz, poderá acarretar problemas não só no próprio viveiro como também nesta micro-bacia que compõe os viveiros deste local, visto que a água de um viveiro é passada para o outro sem tratamento prévio. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIPAUBA-TAVARES, L. H.; DONADON, V, A. R.; MILAN, R. N.. Water quality and plankton populations in an earthen polyculture pond. Brazilian Journal of Biology, v. 71, n. 4, p. 845-855, . (08/53159-9, 07/59214-9)