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Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: constituição do acervo, circulação de modelos culturais e formação do leitor

Processo: 07/05796-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Clara Bortoleto Nery
Beneficiário:Ana Clara Bortoleto Nery
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/00923-6 - Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: tratamento documentário, BP.TT
10/06195-0 - Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: tratamento documentário, BP.TT
09/11717-8 - Biblioteca Histórica da Escola Normal de Piracicaba: tratamento documentário, BP.TT
Assunto(s):História da educação  Escola normal  Biblioteca escolar  Mercado editorial 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Cultura Pedagógica | Escola Normal | mercado editorial | História da Educação

Resumo

A Pesquisa se concentra na realização de um estudo sobre o acervo histórico presente na biblioteca da antiga Escola Normal de Piracicaba, constituído principalmente entre os anos de 1911 e 1970. O objetivo principal é analisar as estratégias de intervenção cultural e a imposição de determinados saberes para a formação do professorado e do próprio campo da educação contidos no processo de organização da biblioteca da Escola Normal de Piracicaba. Para tanto pretende analisar as políticas de aquisição, organização e disposição dos materiais contidos na Biblioteca ao longo do tempo; e analisar as práticas prescritas de usos da biblioteca e dos materiais nela contidos, assim como, as práticas de formação do novo leitor professor nelas materializado. Pretende ainda analisar os modelos de leitura e formação adotados ao longo da história da Biblioteca e materializados em seu acervo, sobretudo, nas diferentes modalidades de impressos adquiridos e dispostos aos leitores. As bibliotecas de escolas de formação profissional podem ser tomadas como estratégias específicas de produção e circulação de impressos de formação na medida em que constituem repertórios, selecionam, classificam e dispõem diferentes materiais para a realização da formação de novos leitores especializados. O referencial teórico é tomado das premissas de Chartier e Certeau, de representação e apropriação e as desenvolvidas por Marta Carvalho que parte da História Cultural dos Saberes Pedagógicos para lançar o conceito de Cultura Pedagógica. Para além do estudo dos conteúdos veiculados por tais livros, o estudo da sua materialidade é evidenciado. Para a elaboração de uma lista de títulos da qual derivará o levantamento e a digitalização dos impressos, o Livro de Tombo e a seleção de livros presentes na biblioteca que apresentam o carimbo da Escola Normal Primária, da Escola Normal de Piracicaba, bem como do Instituto de Educação Sud Mennucci será o principal critério adotado. Para o desenvolvimento da pesquisa, em primeiro lugar, será feita a recuperação, catalogação e organização do acervo; em segundo lugar - e como etapa central deste projeto - o mapeamento do Acervo Documental e do Acervo Bibliográfico por meio da montagem de bancos de dados que permitam a manipulação das informações para a produção das análises propostas nos objetivos desta investigação. (AU)

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