Busca avançada
Ano de início
Entree

Saude sexual e reprodutiva de mulheres vivendo com hiv/aids atendidas em hospital dia

Processo: 08/55416-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lenice Do Rosário de Souza
Beneficiário:Lenice Do Rosário de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade  Neoplasias do colo uterino  Mulheres  Saúde sexual e reprodutiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Infeccao Pelo Hiv/Aids | Mulheres | Neoplasia Do Colo Do Utero | Saude Sexual E Reprodutiva | Sexualidade

Resumo

Os dados da Organização Mundial da Saúde, bem como, os nacionais vêm mostrando o avanço da epidemia de Aids entre as mulheres, com maior concentração de casos na faixa reprodutiva. Com esse crescimento, manifestações ginecológicas continuam a desempenhar importante papel na transmissão da doença. Estudos demonstram o sinergismo entre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), relacionando as DST e outras infecções do trato genital à susceptibilidade aumentada à infecção pelo HIV, bem como maior prevalência, recorrência, persistência e progressão de neoplasia intra-epitelial cervical, com alta freqüência de infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV) entre as mulheres infectadas pelo HIV. Com a terapia anti-retroviral potente houve relativa recuperação do estado de saúde dos pacientes, e a sexualidade das pessoas vivendo com HIV/Aids começou a aparecer como tópico de pesquisa, demonstrando que há vários modos pelos quais a infecção pelo HIV afeta sua sexualidade. Considerando-se os aspectos interação DST/HIV, prevalência de HPV e oncogênese e infecção pelo HIV e sexualidade, propõe-se este estudo que objetiva analisar a repercussão da infecção pelo HIV na saúde sexual e reprodutiva de mulheres atendidas no Serviço de Ambulatórios Especializados e Hospital Dia de Aids de Botucatu. Trata-se de estudo transversal, descritivo e analítico no qual serão incluídas mulheres portadoras de infecção pelo HIV. Os dados serão obtidos por meio de entrevista e de exame ginecológico com coleta de amostras para realização de exame microbiológico a fresco e corado pelo método de Gram; cultura para Trichotnonas vagina/is, Neisseria gonorrhoeae e Cândida, e esta última com tipagem das espécies; pesquisa de Chlamydia trachomatis e HPV por reação em cadeia da polimerase e citologia cérvico-vaginal convencional. Será realizada estimativa da prevalência de infecções e de lesões neoplásicas e as associações serão verificadas por meio do teste qui-quadrado ou exato de Fisher. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSAMASSIMO DUARTE, MARLI TERESINHA; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA; DE SOUZA, LENICE DO ROSARIO. Vulnerability of women living with HIV/aids. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 68-75, . (08/55416-9)
CASSAMASSIMO DUARTE, MARLI TERESINHA; GARCIA DE LIMA PARADA, CRISTINA MARIA; DE SOUZA, LENICE DO ROSARIO. Vulnerability of women living with HIV/aids. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 22, n. 1, p. 8-pg., . (08/55416-9)