Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação da demanda de atenção e de desempenho na aprendizagem em tarefas bimanuais

Processo: 09/11618-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Luis Augusto Teixeira
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem motora  Atenção (processos psicológicos)  Análise e desempenho de tarefas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | atenção | Tarefas bimanuais | Aprendizagem motora

Resumo

Neste estudo será investigada a capacidade de aprendizagem em habilidades motoras em condição de atenção dividida. A estratégia experimental consistirá em avaliar, em diferentes fases da aprendizagem, a demanda de atenção e ganho de desempenho em duas tarefas manuais executadas separadamente ou simultaneamente. Uma das tarefas manuais será de perseguição manual de um alvo móvel no monitor de um computador com a mão esquerda. A outra tarefa consistirá em realizar toques seqüenciais entre os dedos da mão direita. A demanda de atenção em cada tarefa será avaliada por meio de tempo de reação probatório. Estas tarefas serão praticadas em várias sessões distribuídas por dias diferentes. Nas análises será comparado o desempenho unimanual e bimanual em cada tarefa, o que indicará o prejuízo de aprendizagem devido à atenção dividida. A hipótese é de que o prejuízo de aprendizagem será manifestado na fase inicial, mas não na fase final de aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)