Busca avançada
Ano de início
Entree

A clínica ampliada do enfermeiro na atenção básica em saúde

Processo: 08/00489-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Silvia Matumoto
Beneficiário:Silvia Matumoto
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública  Atenção primária à saúde  Processos de trabalho 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção básica em saúde | Clínica do enfermeiro | Enfermagem de Saúde Pública | Processo de Trabalho em Saúde | Saúde Coletiva | Enfermagem de Saúde Pública

Resumo

Este estudo tem como objeto a clínica ampliada do enfermeiro na atenção básica em saúde. Seu objetivo é desenvolver um processo de qualificação dessa prática. O trabalho do enfermeiro vem sofrendo transformações e mudanças no conjunto das práticas do setor saúde e tem se configurado mais centrado no pronto atendimento e produtor de procedimentos. A clínica ampliada apresenta-se como ferramenta para que os processos de trabalho em saúde se voltem para a produção do cuidado centrado nos usuários, numa prática que inclui além da doença, o sujeito, seu contexto e o coletivo. Como referencial teórico utilizar-se-á o processo de trabalho em saúde e suas tecnologias (MENDES GONÇALVES, 1994; ALMEIDA, 1991, MERHY, 2002), a clínica ampliada (CAMPOS, 2006), a educação permanente em saúde (BRASIL, 2004), alguns conceitos da análise institucional (BAREMBLITT, 1996) na perspectiva da pesquisa-intervenção e o apoio matricial como suporte pedagógico (CAMPOS, 1999). Na primeira etapa realizar-se-á a caracterização da prática clínica dos enfermeiros da rede básica de saúde em Ribeirão Preto-SP e a construção de uma proposta de qualificação, num processo coletivo em que um grupo de enfermeiros analisa seu processo de trabalho, potencialidades, dificuldades e lacunas na realização da clínica; e a segunda etapa, constará de apoio matricial a enfermeiros como estratégia para consolidação da clínica ampliada. O estudo se justifica por fortalecer a atenção básica e a prática clínica do enfermeiro no campo da saúde coletiva, que ampliada, produz cuidado e tem potência para produzir sujeitos mais autônomos para lidar com suas próprias vidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATUMOTO, SILVIA; FORTUNA, CINIRA MAGALI; KAWATA, LAUREN SUEMI; MISHIMA, SILVANA MARTINS; BISTAFA PEREIRA, MARIA JOSE. A prática clínica do enfermeiro na atenção básica: um processo em construção. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 1, p. 123-130, . (08/00489-1)