Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas ao silenciamento de genes de reparo do DNA e de fatores de transcrição na quimio- e/ou radiorresistência de células de glioblastoma

Processo: 09/10925-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Elza Tiemi Sakamoto Hojo
Beneficiário:Elza Tiemi Sakamoto Hojo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Temozolomida  Radiação ionizante  Glioblastoma 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:DNA repair genes | glioblastoma | ionizing radiation | Temozolomida | therapeutic strategies | transcription factors | mutagênese e reparo do DNA

Resumo

A sobrevida de pacientes com glioblastoma (GBM) geralmente não ultrapassa 12 meses, sendo que um grande desafio a ser superado na prática clínica é a resistência do GBM às terapias convencionais. A literatura é ainda escassa relativa aos efeitos da inibição molecular de genes que contribuem para a resistência das células, especialmente no caso de genes de reparo do DNA e de fatores de transcrição. Para investigar, sob os aspectos celular e molecular, a eficiência da inibição desses alvos na resistência de GBM a agentes antitumorais, várias abordagens estão sendo consideradas na presente proposta, formulada com base na literatura e em dados obtidos anteriormente no laboratório. Serão estudados três tipos de células GBM: linhagens celulares estabelecidas, linhagens primárias (derivadas do tecido tumoral) e células tronco de GBM. O maior desafio será o cultivo de células tronco oriundas de GBM, método a ser estabelecido. Tais abordagens são inovadoras, distintas das anteriormente desenvolvidas no presente laboratório e imprescindíveis para garantir o sucesso da pesquisa. No presente projeto, está sendo proposto um estudo sobre as respostas das células de GBM ao silenciamento (usando a estratégia de RNA interferente) do gene de reparo APE1 (via BER) e dos fatores de transcrição HEB e CEBPG em células irradiadas e/ou tratadas com TMZ. Será também testado um inibidor químico (Metoxiamina) da via BER. A avaliação das respostas celulares sob as várias condições testadas será realizada por vários ensaios para a análise e detecção de morte celular, danos no DNA, invasão celular e expressão gênica e protéica. A citometria de fluxo também será utilizada para verificação de diversos parâmetros importantes, como contagem e viabilidade celular, proliferação celular, citotoxicidade, ciclo celular e detecção e quantificação de anticorpos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTALDI, ANA P.; SAKAMOTO-HOJO, ELZA T.. Methoxyamine sensitizes the resistant glioblastoma T98G cell line to the alkylating agent temozolomide. CLINICAL AND EXPERIMENTAL MEDICINE, v. 13, n. 4, p. 279-288, . (09/10925-6, 09/10106-5)
GODOY, PAULO R. D. V.; MONTALDI, ANA PAULA L.; SAKAMOTO-HOJO, ELZA T.. HEB silencing induces anti-proliferative effects on U87MG cells cultured as neurospheres and monolayers. MOLECULAR MEDICINE REPORTS, v. 14, n. 6, p. 8-pg., . (09/10925-6)
GODOY, PAULO R. D. V.; MONTALDI, ANA PAULA L.; SAKAMOTO-HOJO, ELZA T.. HEB silencing induces anti-proliferative effects on U87MG cells cultured as neurospheres and monolayers. MOLECULAR MEDICINE REPORTS, v. 14, n. 6, A, p. 5253-5260, . (09/10925-6)