Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da confeccao de proteses de bico em tucano (ramphastus toco): estudo de biomecanica, biometria, aderencia de resinas e fixacao de material sintetico.

Processo: 08/56418-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Marco Antonio Gioso
Beneficiário:Marco Antonio Gioso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bico  Próteses e implantes  Biomecânica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bico | Biomecanica | Proteses | Tucano

Resumo

Materiais biológicos são combinações complexas, hierarquicamente estruturados e multifuncionais. As propriedades mecânicas destes materiais são excelentes, considerando os frágeis componentes dos quais são constituídos. Exemplos de problemas adquiridos incluem malformações, necrose do bico ou traumas incluindo perfurações, lacerações, rachaduras e avulsões. As fraturas completas de rinoteca são de extrema dificuldade de reparo, principalmente em tucanos, necessitando de próteses complexas e com grande número de insucessos nos tratamentos. Objetiva-se, neste trabalho, correlacionar a morfologia dos bicos com o sexo e peso dos animais, estudar as características microscópicas da superfície do estrato córneo do bico de Tucanos (Ramphastus sp), a sua relação com a aderência de resinas odontológicas e a biomecânica de próteses sintéticas. A metodologia consistirá na investigação da existência de correlação entre a morfologia do bico e o sexo e o peso vivo de tucanos em cativeiro, na análise da aderência de diversos tipos de resina ao estrato córneo queratinizado dos bicos de tucanos, na avaliação microscópica da superfície e aderência de resina no mesmo estrato e na confecção e análise biomecânica de próteses sintéticas de bico. Estas três últimas avaliações serão realizadas em bicos provenientes de cadáveres. Nota-se que não há, até o momento, estudos e publicações que correlacionem as propriedades biomecânicas destes materiais com as suas aplicações em procedimentos clínico-cirúrgicos em aves, caracterizando este estudo como pioneiro na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)