Busca avançada
Ano de início
Entree

Substituição sensorial por meio de interface homem-máquina na recuperação do equilíbrio corporal

Processo: 08/54324-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Beneficiário:Roseli Saraiva Moreira Bittar
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reabilitação (terapêutica médica)  Tontura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Equilibrio Corporal | Reabilitacao | Substituicao Sensorial | Tontura

Resumo

A reabilitação vestibular é uma técnica consagrada na recuperação dos distúrbios do equilíbrio corporal. Sabidamente comprometidos em sua vida pessoal e comunitária, esse indivíduos são excluídos do contexto social por conta de sua limitação, situação que acaba por interferir em sua atividade, gerando faltas ao trabalho e custos adicionais à previdência. Não raro, esses doentes desenvolvem dependência física e quadros depressivos, piorando muito sua situação. Embora atinja uma eficácia próxima de 85%, a reabilitação vestibular possui limitações em sua indicação e resultados, como qualquer outra opção terapêutica. Há alguns anos um pesquisador revolucionou a neurobiologia e a reabilitação quando propôs que os órgãos sensoriais "captam informações", mas quem as decodifica é o cérebro. Com estudos de bioengenharia, criou o BrainPort®, um aparelho que estimula a superfície da língua com sinais eletrotáteis que informam o posicionamento da cabeça. A partir de então, o indivíduo pode corrigir sua postura orientando-se pela informação recebida. É um equipamento pioneiro, que pode ajudar àqueles que mantêm limitações após a reabilitação convencional. O projeto tem a participação da otorrinolaringologia e da neurologia com o objetivo principal de fornecer uma substituição sensorial aos pacientes que não possuem informação vestibular periférica adequada ou integração central comprometida, além de documentar a melhora funcional do sistema de equilíbrio. E também nossa intenção, avançar no campo da reabilitação do equilíbrio corporal, difundindo uma nova técnica que pode promover avanços que vão além do conhecimento atual na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA BITTAR, ROSELI SARAIVA; CARNEIRO BARROS, CAMILA DE GIACOMO. Reabilitação vestibular por biofeedback no desequilíbrio corporal de origem central. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 77, n. 3, p. 356-361, . (08/54324-3)