Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da adaptação marginal em pilares pré-fabricados e das tensões transmitidas a implantes por infra-estrutura metálica em viga I em função da inclinação dos implantes distais e do número de pilares

Processo: 08/08338-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Rossana Pereira de Almeida
Beneficiário:Rossana Pereira de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária  Implantes osseointegrados  Titânio  Propriedades mecânicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:implantes | Prótese dental | titânio | Prótese Dental

Resumo

O uso de implantes osseointegrados unidos por uma estrutura metálica é uma alternativa viável para a reabilitação de pacientes desdentados totais por meio de prótese tipo protocolo de Branemark. A ausência do perfeito ajuste e o assentamento passivo dos pilares sobre implantes pode provocar tensões inadequadas na interface de osseointegração, possibilitando problemas mecânicos e biológicos. A fotoelasticidade é uma técnica experimental para análise de tensões capaz de produzir resultados bastante confiáveis e fiéis aos parâmetros clínicos. Quando estruturas metálicas para próteses sobre múltiplos implantes são fundidas em monobloco, a obtenção de boa adaptação marginal parece ser ainda mais crítica. Para o presente estudo, serão confecionados dois modelos mestres. O modelo 1 será composto por cinco perfurações paralelas entre si e o modelo 2 será composto por quatro perfurações, duas anteriores paralelas entre si e duas posteriores inclinadas de distal para mesial em 45º. Nas perfurações de ambos os modelos serão rosqueados implantes Tipo Branemark com conexão externa. Serão instalados pilares retos sobre os cinco implantes do modelo 1 e no modelo 2 serão instalados pilares retos sobre os dois implantes anteriores e pilares angulados em 30º sobre os dois implantes inclinados distais. As infra-estruturas serão enceradas e fundidas em monobloco com titânio comercialmente puro grau I. O objetivo do presente estudo será avaliar microscopicamente a adaptação marginal pilar/implante e por meio de fotoelasticidade as tensões geradas ao redor dos implantes por uma estrutura metálica para prótese tipo protocolo de Branemark com desenho geométrico em viga I fundida em monobloco quando submetida à carga estática no cantilever em função da variação do número de pilares e da inclinação dos implantes distais. As mesmas análises serão repetidas após seccionamento e soldagem a laser. Os resultados obtidos serão avaliados por meio de análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LENCIONI, KARINA ALBINO; MACEDO, ANA PAULA; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA; RIBEIRO, RICARDO F.; ALMEIDA, ROSSANA P.. Photoelastic comparison of as-cast and laser-welded implant frameworks. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 114, n. 5, p. 652-659, . (08/08338-2)