Busca avançada
Ano de início
Entree

Perda de inserção periodontal em uma população brasileira com deficiência isolada do hormônio de crescimento: prevalência, extensão, severidade, indicadores de risco

Resumo

A doença periodontal afeta de 10 a 15% da população e é caracterizada pela destruição dos tecidos conjuntivo e ósseo levando, eventualmente, ã perda do elemento dental. O Hormônio do Crescimento (GH) é importante na proliferação celular, na proliferação do mesênquima odontogênico e seus receptores estão presentes durante a formação do dente na fase embrionária. Os objetivos do presente estudo são: avaliar a prevalência, extensão e severidade da perda clínica de inserção periodontal em uma população brasileira com deficiência isolada do hormônio de crescimento bem como investigar as associações entre as variáveis demográficas, comportamentais e a deficiência do GH, com a perda de inserção periodontal nesta população. Neste estudo, procuraremos evidenciar alguma relação da deficiência do Hormônio de Crescimento com a doença periodontal que ocorre nestes pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO BRITTO, ISABELLA M. P.; AGUIAR-OLIVEIRA, MANUEL H.; OLIVEIRA-NETO, LUIZ A.; SALVATORI, ROBERTO; OLIVEIRA SOUZA, ANITA H.; ARAUJO, VANESSA PORTO; CORRAINI, PRISCILA; PANNUTI, CLAUDIO MENDES; ROMITO, GIUSEPPE ALEXANDRE; PUSTIGLIONI, FRANCISCO EMILIO. Periodontal disease in adults with untreated congenital growth hormone deficiency: a case-control study. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY, v. 38, n. 6, p. 525-531, . (08/56712-0)