Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de bio-óleo via pirólise rápida de resíduos agrícolas para uso como combustível e materiais

Processo: 02/02166-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de dezembro de 2002 - 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edgardo Olivares Gómez
Beneficiário:Edgardo Olivares Gómez
Empresa:Bioware Desenvolvimento e Tecnologia em Energia e Meio Ambiente Ltda
Município: Campinas
Bolsa(s) vinculada(s):02/13548-0 - Obtenção de bio-óleo via pirólise rápida de resíduos agrícolas para uso como combustível e materiais, BP.PIPE
02/13335-6 - Obtenção de bio-óleo via pirólise rápida de resíduos agrícola para uso como combustível e materiais, BP.TT
Assunto(s):Óleos vegetais como combustíveis 

Resumo

O presente projeto de tem por objetivo, na primeira fase, a avaliação técnica para a produção e comercialização dos produtos líquidos obtidos pela via da pirólise rápida, principalmente o bioóleo, a partir de matérias-primas nacionais de origem vegetal e renováveis (biomassa vegetal). O processo Bioware de pirólise rápida é versátil e utiliza a tecnologia de reator de leito fluidizado em escala de planta piloto com capacidade nominal de 100 quilogramas por hora de biomassa polidispersa para aquecer e devolatilizar rapidamente as partículas de material, sendo os produtos da pirólise (gases, vapores e sólidos pulverizados) arrastados pelo próprio efeito que produz o gás de fluidização. Em sua primeira fase, o projeto prevê a realização de três grupos de tarefas visando avaliar tecnicamente o processo de pirólise. O primeiro grupo relaciona-se às melhorias nos sistemas de recuperação e separação de líquidos da pirólise, de queima dos gases de pirólise e de medição e controle de variáveis operacionais e de processo (temperatura, pressão, composição e vazão de gases). O segundo grupo relaciona-se à avaliação técnica do processo de pirólise para as diferentes condições de operação planejadas. No terceiro grupo deve-se estudar, de forma preliminar, o impacto socioambiental da tecnologia a partir dos resultados obtidos para as diferentes condições de operação planejadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o auxílio:
Conversão de biomassa substitui combustíveis fósseis por renováveis 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESA-PEREZ, J. M.; CORTEZ, L. A. B.; BROSSARD-PEREZ, L. E.; OLIVARES-GÓMEZ, E.; ROCHA, J. D. Unidimensional heat transfer analysis of elephant grass and sugar cane bagasse slow pyrolysis in a fixed bed reactor. Fuel Processing Technology, v. 86, n. 5, p. 565-575, Feb. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.