Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e biogeografia de Characiformes neotropicais: as famílias Acestrorhynchidae e Erythrinidae (Teleostei: Ostariophysi)

Processo: 07/58972-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Beneficiário:Mônica de Toledo-Piza Ragazzo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/04292-8 - Sistemática e biogeografia de Characiformes neotropicais: as famílias Acestrorhynchidae e Erythrinidae (Teleostei: Ostariophysi), BP.TT
Assunto(s):Characiformes  Erythrinidae  Acestrorhynchus  Biogeografia  Sistemática 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acestrorhynchus | Characiformes | Erythrinidae | Regiao Neotropical | Taxonomia

Resumo

Dentro de um contexto que visa o aumento do conhecimento sobre a sistemática e biogeografia dos peixes Neotropicais da ordem Characiformes, a presente proposta visa obter recursos para dar continuidade a estudos em andamento das famílias Acestrorhynchidae e Erythrinidae. Para a família Acestrorhynchidae, será dada ênfase à atualização da informação sobre a distribuição geográfica das 14 espécies reconhecidas no gênero Acestrorhynchus para toda sua área de distribuição nos rios da América do Sul e a um estudo taxonômico das espécies que possuem mancha umeral (A. falcatus e grupo lacustris, sensu Menezes, 1992). O estudo da família Erythrinidae se concentrará na revisão taxonômica dos gêneros Erythrinus e Hoplerythrinus com o objetivo de se determinar quantas e quais espécies podem ser reconhecidas, bem como estimar suas distribuições geográficas. Os dois gêneros possuem ampla distribuição nos rios da América do Sul e um estudo taxonômico detalhado que inclua exemplares de toda a área de distribuição destes gêneros, com o objetivo de se entender o significado de variações observados em exemplares de diferentes localidades, nunca foi realizado. Além disso, o status taxonômico das cinco espécies consideradas válidas, bem como de todas as espécies nominais dos gêneros nunca foi criticamente avaliado. O estudo será feito com base em material depositado em coleções ictiológicas nacionais e estrangeiras visando examinar exemplares provenientes de localidades que cubram toda a área de distribuição dos três gêneros e serem estudados neste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)