Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de instabilidade secundaria em escoamentos de gortler atraves de simulacao numerica direta.

Processo: 08/00233-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Leandro Franco de Souza
Beneficiário:Leandro Franco de Souza
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação numérica  Simulação numérica direta  Métodos de alta ordem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gortler Flow | Instabilidade Secundaria | Metodos De Alta Ordem | Simulacao Numerica Direta | Transicao Laminar-Turbulento | Simulação numérica

Resumo

O crescimento de vórtices de Görtler em camadas limite sobre superfícies côncavas são responsáveis por gerar uma distorções fortes nos perfis de velocidade. Estas distorções aparecem nos sentidos normal à parede e transversal ao escoamento. Estas distorções causam o aparecimento de inflexões no perfil de velocidade. Estes perfis inflexionais de velocidade resultantes são sujeitos à instabilidade secundária que pode resultar, normalmente, em dois tipos de desenvolvimento: sinuoso e varicoso. No estudo atual pretende-se investigar, através de simulação numérica direta, qual tipo é predominante dependendo de parâmetros do escoamento. As equações governantes neste estudo serão baseadas na formulação vorticidade-velocidade. O cálculo das derivadas espaciais nas direções normal à parede e na direção principal do escoamento será resolvido utilizando esquemas de diferenças finitas compactas de alta ordem. Na direção transversal o escoamento é tomado como sendo periódico, utilizando-se nesta direção métodos espectrais. A integração temporal será realizada através de um esquema do tipo Runge-Kutta de $4^a$ ordem de precisão. Com o código gerado pode-se estudar os efeitos da região próxima à parede, que são viscosos por natureza, que não são levados em consideração em estudos de instabilidade secundária baseados na análise de estabilidade linear. Espera-se obter como resultado uma interpretação física de quais parâmetros influenciam para que haja formação de instabilidade secundária do tipo sinuoso ou varicoso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, LUCIANA B. M.; DE SOUZA, LEANDRO FRANCO; FISCH, GILBERTO; GIELOW, RALF. Numerical study of the atmospheric flow over a coastal cliff. International Journal for Numerical Methods in Fluids, v. 67, n. 5, p. 599-608, . (08/00233-7)