Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodos modificados com camadas auto-organizadas para a imobilizacao de enzimas.

Processo: 07/59201-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Sergio Antonio Spinola Machado
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Glucose oxidase  Técnicas biossensoriais  Enzimas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alcanotiois | Biossensor | Camadas Auto Organizadas | Enzimas | Frutose Dehidrogenase | Glicose Oxidase

Resumo

Neste projeto se propõe desenvolver, caracterizar e utilizar eletrodos modificados com uma camada automontada de alcanotiois para posterior utilização como biossensor para glicose se. Este eletrodo será obtido pela modificação da superfície de um eletrodo de ouro, pela deposição de monocamadas auto-organizadas de alcanotiois (cistamina, ácido mercaptoundecanóico e ácido mercaptopropiônico). O efeito desta modificação será acompanhado pela reação redox do par Fe(II)/Fe(III). Estes eletrodos serão, ainda, modificadas com enzimas glicose oxidase (GOD), frutose dehidrogenase (FDH) e acetilcolinesterase para a determinação eletroquímica de açucares (glicose e frutose) em alimentos dietéticos e de pesticidas carbamatos em alimentos. As determinações com os eletrodos modificados com estas serão feitas por cronoamperometria, utilizando a oxidação eletroquímica de um mediador específico (tetrathiafulvaleno para a glicose oxidase e 3,4-dihidroxibenzaldeído para a frutose dehidrogenase e ftalocianina de cobalto para a acetilcolinesterase). As determinações eletroquímicas (por voltametria de onda quadrada) serão utilizadas para a escolha do potencial de oxidação adequado e para a determinação de uma metodologia eletroanalítica a determinação de açucares em alimentos dietéticos e de pesticidas em alimentos. A ação de alguns possíveis interferentes encontrados nestas matrizes será estudada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANCINO, JULIANA; MACHADO, SERGIO A. S.. Microelectrode array in mixed alkanethiol self-assembled monolayers: Electrochemical studies. Electrochimica Acta, v. 72, p. 108-113, . (07/59201-4)
MORAES, FERNANDO C.; GOLINELLI, DIEGO L. C.; MASCARO, LUCIA H.; MACHADO, SERGIO A. S.. Determination of epinephrine in urine using multi-walled carbon nanotube modified with cobalt phthalocyanine in a paraffin composite electrode. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 148, n. 2, p. 492-497, . (07/59201-4)