Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e caracterização de um biossensor bienzimático para determinação de açúcares em alimentos dietéticos

Processo: 05/00294-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2005
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Andressa Galli
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Açúcar   Eletroanalítica   Enzimas   Técnica de automontagem   Frutose

Resumo

Neste projeto propõe-se desenvolver, caracterizar e utilizar biossensores bienzimáticos preparados sobre eletrodos de ouro modificados com camadas automontadas de ácido mercaptopropiônico (AMP) e de ácido mercaptoundecanóico (AMU) e com enzimas glicose oxidase (GOD) e frutose dehidrogenase (FDH) para a determinação eletroquímica de açúcares (glicose e frutose) em alimentos dietéticos. As determinações com os eletrodos modificados com estas enzimas serão feitas por cronoamperometria, utilizando a oxidação eletroquímica de um mediador específico (tetrathiafulvaleno para a glicose oxidase e 3,4-dihidroxibenzaldeído para a frutose dehidrogenase) cujo estado de oxidação foi alterado pelo substrato respectivo de cada enzima. As determinações eletroquímicas (por voltametria de onda quadrada) dos mediadores possibilitarão o desenvolvimento de uma metodologia eletroanalítica para a determinação de açucares em alimentos dietéticos. A ação de alguns possíveis interferentes encontrados nestas matrizes será estudada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLI, ANDRESSA; DE SOUZA, DJENAINE; MACHADO, SERGIO A. S. Pendimethalin determination in natural water, baby food and river sediment samples using electroanalytical methods. Microchemical Journal, v. 98, n. 1, p. 135-143, MAY 2011. Citações Web of Science: 16.
DJENAINE DE SOUZA; ANDRESSA GALLI; MARCELO L. CALEGARO; SERGIO A. S. MACHADO; ROBERTO C. PIRES. Utilização da múltipla voltametria de onda quadrada na determinação eletroanalítica de compostos orgânicos e inorgânicos. Química Nova, v. 30, n. 2, p. 458-463, Abr. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.