Busca avançada
Ano de início
Entree

O ensino baseado em problemas (EBP) no ensino fundamental em Vila Barra do Una - Estação Ecológica Juréia-Itatins: a manutenção da cultura local e o uso sustentável dos recursos naturais a partir do ensino de geociências e da educação ambiental

Processo: 09/01741-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Beneficiário:Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental  Conservação dos recursos naturais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprednizado Baseado em Problemas ABP | Educação Ambiental | Ensino de Geociências | Ensino de Geociências

Resumo

Estar em contato com a região de Peruíbe e do Vale do Ribeira é vivenciar na plenitude o dilema entre a conservação do meio ambiente natural e a manutenção dos direitos e da qualidade de vida das comunidades sociais locais; é conviver com os conflitos advindos de rígidas restrições ao uso da terra e dos recursos naturais, impostas pela legislação e política ambiental, que estabelecem a implantação e gestão de unidades de conservação e proteção. A Educação Ambiental, como tema transversal, será o tema gerador dialógico no processo de ensino-aprendizagem focado nas Geociências, e os demais conteúdos de disciplinas regulares do ensino fundamental (Língua Portuguesa, Matemática, História etc.), articulados de forma interdisciplinar focados em conteúdos da Geociências nos projetos a serem desenvolvidos pelos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)