Busca avançada
Ano de início
Entree

Colapsibilidade com sucção controlada de um solo coluvionar e laterítico de campinas/sp

Processo: 08/00016-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Miriam Gonçalves Miguel
Beneficiário:Miriam Gonçalves Miguel
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Solo não saturado  Mecânica dos solos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios Edométricos | Solos Colapsíveis | Solos Coluvionares | Solos Lateríticos | Solos Não Saturados | Sucção Matricial | Mecânica dos Solos

Resumo

Este projeto tem como objetivo geral estudar a colapsibilidade do solo laterítico da camada superficial do campus da Unicamp, através da realização de ensaios edométricos com controle de sucção, executados em laboratório, e da interpretação de lâminas delgadas e impregnadas, com o solo antes e depois dos ensaios, de modo a se levar em conta as diferenças das estruturas natural e após o colapso. As amostras de solo indeformadas, submetidas aos ensaios, foram coletadas através da abertura de um poço de inspeção no Campo Experimental de Mecânica dos Solos e Fundações da Feagri, cujo perfil geotécnico apresenta uma camada de solo superficial de origem coluvionar, constituída de uma argila silto-arenosa, porosa, em condição não saturada, laterítica e de espessura em torno de 6,5m. Ensaios já realizados em amostras deste solo o apontaram como colapsível, apresentando, após inundação em diversos carregamentos mantidos constantes, deformações adicionais repentinas e de grandes proporções. Os ensaios edométricos com controle de sucção permitirão uma análise mais realística do fenômeno do colapso para esse perfil de solo, uma vez que leva em conta a influência da sucção matricial imposta às amostras durante os ensaios, simulando as distintas situações de secagem e umedecimento que ocorrem naturalmente no perfil. Os resultados experimentais obtidos pelos ensaios edométricos deverão ser inseridos num modelo teórico proposto por Alonso et al (1990) de modo a avaliar sua aplicação em solos tropicais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELTRAME BENATTI, JULIO; RODRIGUES, ROGER; MIGUEL, MIRIAM. Aspects of Mechanical Behavior and Modeling of a Tropical Unsaturated Soil. GEOTECHNICAL AND GEOLOGICAL ENGINEERING, v. 31, n. 5, p. 17-pg., . (08/00016-6, 08/02162-0, 05/00164-7)
MIGUEL, M.; BONDER, B.. Soil-Water Characteristic Curves Obtained for a Colluvial and Lateritic Soil Profile Considering the Macro and Micro Porosity. GEOTECHNICAL AND GEOLOGICAL ENGINEERING, v. 30, n. 6, p. 16-pg., . (08/00016-6)