Busca avançada
Ano de início
Entree

Lipodistrofia parcial familiar tipo 2 (variante de Dunnigan): identificação do espectro de mutações no gene LMNA e avaliação fenotípica

Processo: 07/59297-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Regina Celia Mello Santiago Moises
Beneficiário:Regina Celia Mello Santiago Moises
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipodistrofia  Resistência à insulina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gene Lmna | Lipodistrofia | Resistencia A Insulina | Sindrome De Dunnigan

Resumo

As lipodistrofias são um grupo heterogêneo de distúrbios do tecido adiposo caracterizadas por perda de gordura corporal, sendo as formas adquiridas as mais freqüentes. Dentre as formas familiares ou genéticas a forma mais prevalente é a Lipodistrofia parcial familiar tipo 2 (variante de Dunnigan). Trata-se de doença de herança autossômica dominante que se caracteriza por perda do tecido subcutâneo das extremidades e tronco com acumulo de gordura no pescoço. Os pacientes afetados apresentam resistência à insulina severa, com conseqüente desenvolvimento de diabetes melllitus, acanthosis nigricans, hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos. É uma doença fenotípica e geneticamente heterogênea, sendo causada por mutações nos genes LMNA, PPARy e AKT2. Em relação a mutações no gene LMNA, aproximadamente 75% dos pacientes com LDPF apresentam mutações envolvendo o resíduo arginina na posição 482. Outras mutações na porção globular carboxi terminal da proteína, codificadas pelos exons 8 a 11 também já foram descritas. No presente estudo temos por objetivo a determinação do espectro de mutações no gene LMNA em indivíduos com lipodistrofia parcial familiar em nosso meio. Ainda, nos indivíduos afetados faremos avaliação fenotípica através da verificação da extensão da perda de gordura corporal e de parâmetros metabólicos relacionados a resistência à insulina para estabelecimento de possível correlação fenótipo-genótipo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORY, PATRICIA B.; CRISPIM, FELIPE; FREIRE, MARIA BEATRIZ S.; SALLES, JOAO EDUARDO N.; VALERIO, CYNTHIA M.; GODOY-MATOS, AMELIO F.; DIB, SERGIO A.; MOISES, REGINA S.. Phenotypic diversity in patients with lipodystrophy associated with LMNA mutations. EUROPEAN JOURNAL OF ENDOCRINOLOGY, v. 167, n. 3, p. 423-431, . (07/59297-1)