Busca avançada
Ano de início
Entree

A ação anti-inflamatória, individual ou conjunta, da adiponectina e IL-10 em adipócitos, é medida por alterações na via de sinalização do TLR4 e do NF-kB?

Processo: 08/54733-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento
Beneficiário:Claudia Maria da Penha Oller do Nascimento
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adipocinas  Adiponectina  Interleucina-10 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adipocinas | Adiponectina | Celulas Adiposas 3T3-L1 | Interleucina 10 | Nf Kb | Toll Like Receptor 4

Resumo

O tecido adiposo é considerado atualmente um órgão endócrino, secretando diversas proteínas, denominadas "adipocinas". Estas adipocinas possuem ação em diferentes mecanismos, destacando-se: comportamento alimentar, homeostase da glicose, e em especial, este tecido é considerado um importante sítio de inflamação em diferentes doenças, ex: obesidade. Os adipócitos são os tipos celulares predominantes no depósito dos tecidos adiposos, sendo também encontrados outros tipos celulares neste tecido, como fibroblastos, pré-adipócitos, macrófagos, etc. O tecido adiposo secreta adipocinas anti e pro-inflamatórias, destacando-se no presente estudo a interleucina 10 (IL-10) e adiponectina, as quais são conhecidas pela ação antagônica sobre adipocinas pró-inflamatórias, tais como fator de necrose tumoral alfa (TNF-α). Em macrófagos, recentemente, foi verificado que a adiponectina, primeiramente, ativa a via inflamatória, aumentando de maneira significativa a concentração do TNF-α via ativação do NF-?KB. A seguir observou-se que o aumento exacerbado do TNF-α estimulou a produção da IL-10, predominando desta maneira a resposta anti-inflamatória. No entanto, o mecanismo preciso sobre a ação da adiponectina e IL-10 no tecido adiposo, em especial nos adipócitos, até o presente momento não está bem estabelecido. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é avaliar os mecanismos de ação da IL-10 e adiponectina sabre a produção de adipocinas pró-inflamatórias em adipócitos 3T3-L1, verificando sua possível interação com a via do NF-?B, e a possível participação do Toll Like Receptor 4 (TLR4). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIRA, FABIO SANTOS; ROSA, JOSE CESAR; PIMENTEL, GUSTAVO DUARTE; SEELAENDER, MARILIA; DAMASO, ANA RAIMUNDA; OYAMA, LILA MISSAE; DO NASCIMENTO, CLAUDIA OLLER. Both adiponectin and interleukin-10 inhibit LPS-induced activation of the NF-kappa B pathway in 3T3-L1 adipocytes. CYTOKINE, v. 57, n. 1, p. 98-106, . (08/54733-0)