Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do chá de ayahuasca em relação a: possíveis efeitos anti-alcool; interação com substâncias usadas em anestesia (propofol e morfina)

Processo: 08/52904-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2008 - 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Beneficiário:Elisaldo Luiz de Araujo Carlini
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ayahuasca  Dependência  Plantas medicinais 

Resumo

A primeira finalidade será verificar se a administração crônica do chá seria capaz de alterar o consumo de álcool em camundongos. Para isto será utilizado o método de auto-administração de etanol em teste de livre escolha álcool/água, durante dois meses de tratamento com o chá (a freqüência de administração do chá será estipulada nos testes farmacológicos iniciais). Em seguida o álcool será retirado e avaliada a possível influência do chá, tanto na síndrome de abstinência (parâmetros a serem medidos), como na "recaída" após a reapresentação do etanol aos animais. A segunda finalidade deste projeto será verificar uma possível interação farmacológica entre o chá de ayahuasca e os efeitos da morfina e propofol (substâncias comumente usadas em anestesiologia), após administração aguda do chá. Para isto serão executados os seguintes experimentos: efeito analgésico central medido pelo método da placa quente e "tail flick" (propofol e morfina), efeito analgésico periférico medido pelo método de contorções abdominais induzidas por ácido acético (morfina), medida do trânsito intestinal (morfina), medida de catalepsia (morfina), determinação do tempo de sono (propofol). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, JULIA MOVILLA; MENDES, FULVIO RIELI; SALUM PIRES, ANA PAULA; YONAMINE, MAURICIO; GOMES DO AMARAL, JOSE LUIZ; CARLINI, ELISALDO ARAUJO. Pre-clinical interaction of ayahuasca, a brew used in spiritual movements, with morphine and propofol. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 54, n. 1, p. -, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.