Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrategias e comportamentos desenvolvidos por usuarios de crack visando diminuir o risco associado ao consumo de droga: uma abordagem qualitativa.

Processo: 08/53200-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Solange Aparecida Nappo
Beneficiário:Solange Aparecida Nappo
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento de risco  Redução de danos  Cocaína crack 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento De Risco | Crack | Reducao De Danos | Usuario De Crack

Resumo

O padrão binge de consumo de crack desencadeia a necessidade de demasiados recursos financeiros para sua manutenção. Assim sendo, dentro da realidade de pobreza do consumidor de crack brasileiro, as atividades ilegais como tráfico, roubo e assaltos são muito freqüentes e fazem parte do cotidiano destes consumidores do sexo masculino. Já, entre as mulheres, a estratégia mais comum na obtenção da droga é a prostituição (ou por dinheiro para comprar a droga ou diretamente pela droga). Alguns programas de redução de danos oferecidos pelo governo brasileiro a usuários de crack buscam diminuir os riscos associados ao consumo. No entanto, notadamente estes consumidores recorrem a recursos de ordem experimental e vivencial numa tentativa de se protegerem dos danos da droga e, em especial, de problemas sociais decorrentes do estilo de vida desencadeado pela dependência do crack. O objetivo do presente trabalho é o de investigar de forma profunda, através da metodologia qualitativa, as estratégias desenvolvidas por usuários de crack para proteger-se dos riscos relativos ao consumo da droga e ao estilo de vida associado. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas para avaliar, entre usuários e ex-usuários de crack, quais são exatamente as estratégias de redução de riscos por eles evocadas e seu possível potencial terapêutico ou de agravamento de danos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)