Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de novas tecnologias para ampliar o acesso aos centros de testagem e aconselhamento em AIDS

Resumo

O projeto objetiva avaliar processos e tecnologias para a reorganização dos Centros de Testagem e Aconselhamento em Aids (CTA), com vistas a reduzir barreiras de acesso, aumentar a resolubilidade na prestação de serviços e apoiar usuários para lidarem, de forma mais autônoma, com o resultado dos exames sorológicos e as situações que motivaram a procura dos CTA, sendo desenvolvido em São Paulo-SP, Santarém-PA e Olinda-PE. As tecnologias propostas para a avaliação incidem nos eixos organizativos dos serviços - porta de entrada, prestação de serviço e a prática do aconselhamento - e foram desenvolvidas a partir do diagnóstico situacional da rede de CTA, realizado em 2006, pelo Instituto de Saúde, e das diretrizes do Ministério da Saúde. O desenvolvimento do projeto compreende as fases de (1) diagnóstico e constituição da linha de base; (2) implantação de novas tecnologias; e (3) avaliação da efetividade, factibilidade e pertinência das tecnologias propostas. Para tanto, serão realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas que permitirão analisar as conseqüências das inovações no volume e perfil da clientela, nos indicadores de resolubilidade, nos padrões de uso dos serviços e nas percepções dos usuários sobre os benefícios e relevância das tecnologias implantadas. A análise será realizada por meio da comparação entre proporções ou médias e serão aplicadas técnicas de análise multivariada para o estudo dos aspectos associados às variações observadas. No componente qualitativo será utilizada a análise temática. Os resultados contribuirão para a reorganização dos CTA, a partir da incorporação dos resultados nas atividades desenvolvidas pelo Ministério e secretaria de saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE GRANGEIRO; RICARDO KUCHENBECKER; MARIA AMÉLIA VERAS. New HIV prevention methods: recognizing boundaries between individual autonomy and public policies. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 1-4, Set. 2015.
GRANGEIRO, ALEXANDRE; LOUREIRO ESCUDER, MARIA MERCEDES; RODRIGUES PEREIRA, JULIO CESAR. Late entry into HIV care: lessons from Brazil, 2003 to 2006. BMC INFECTIOUS DISEASES, v. 12, APR 24 2012. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.